Regional Conceiçã

Cooperativa de leite é fundada em Redenção com contribuição da Emater

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), através de seu escritório local em Redenção, no sul do estado, contribuiu efetivamente (estimulando, articulando, mobilizando, orientando), para a fundação da Cooperativa Agropecuária de Redenção e Região (Cooperagre). Na cerimônia de posse da primeira diretoria, no início deste mês, o presidente, produtor Joel Ferrarini, destacou a união entre os cooperados. Na ocasião a Emater esteve representada pelo chefe do escritório local, Edilson Garcia.

Garcia disse que o apoio da empresa para a fundação da cooperativa, “se deu por entender a necessidade de fortalecimento dos produtores no enfrentamento de crescentes aumentos de custos de produção, inconstâncias de mercado, que provocam oscilações de preços, situações que tornam cada vez mais complexa a sobrevivência isolada no segmento leiteiro”. “Com a cooperativa, haverá melhores condições de compras, sem atravessadores, facilitação nos processamentos, na promoção da diversificação da produção, com pasteurização, fabricação de queijo, iogurte, entre outros produtos”.

Garcia relata que anteriormente a Emater, “já havia fomentado a fundação de outras cooperativas e associações de pequenos produtores de leite no polo Redenção, contudo, devido a diversos fatores, elas fecharam”. Para ele, “a perspectiva de sustentabilidade da Cooperagre considera o diferencial de ter em sua constituição pequenos, médios e grandes produtores; além de um propósito forte e consistente”.

Para ele, a Cooperagre tem a união de 35 produtores “animados com as possibilidades de utilizações técnicas e investimentos na busca por benefícios e crescimento”. Para que isto se efetive, ele disse, “temos toda a predisposição e compromisso, assim como constatamos o mesmo propósito manifestado por representantes de outras entidades parceiras”.

Estiveram representadas na cerimônia, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (Sedap), Prefeitura Municipal, e sua Secretaria Municipal de Agricultura, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sistema OCB e Sicredi.

Texto: Edna Moura
Foto: Acervo Emater