4ª Expoleite em Cumaru

Emater ajuda a fortalecer a cadeia do leite na 4ª Expoleite em Cumaru do Norte

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), por meio do seu escritório local, e com a realização dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), ajuda no fortalecimento da cadeia do leite no município de Cumaru do Norte, no sul do estado. Esse apoio que se fez presente na realização da 4ª Expoleite, ocorrida no período de 7 a 9 deste mês.

“A produção leiteira cresce cada vez mais em Cumaru, com apoio da assistência técnica realizada pela Emater”, disse o chefe do escritório local, Leandro Gomes. “E o sucesso do evento reflete esse fortalecimento da cadeia produtiva do leite”. E, por este sucesso, Gomes agradeceu o empenho dos parceiros envolvidos: Sedap, Prefeitura Municipal, Sebrae, Laticinio Nobre, e Fazenda Beira Rio.

A 4ª Expoleite apresentou, nesta edição, rodadas de negócios com comercialização de animais e máquinas agrícolas, e o torneio leiteiro, que contou com a participação de 14 produtores e um total de 21 animais divididos em duas categorias: Vaca e Novilha.

Nas duas categorias, o produtor Andreane Gonçalves Vieira, destacou-se. Na categoria ‘vaca’, a vaca Serra Negra, de sua propriedade, apresentou uma produção diária de 46,5 litros. Na categoria ‘novilha’, a novilha Evolução, também de sua propriedade, apresentou a produção diária de 37,2 litros por dia.
Durante o evento foi realizado ainda, o concurso de Bezerra, na qual a bezerra Princesa ½ sangue Girolanda, do produtor Lucas Nobre, foi o destaque.

Fotos: Acervo Emater

Texto: Edna Moura - 14/07/2017