Entrega de CAR em Gurupá

Emater fez a entrega de Cadastros Ambientais Rurais em Gurupá

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), através do Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (NGDR/Labgeo), fez a entrega no início deste mês, no município de Gurupá, no arquipélago marajoara, de  103 Cadastros Ambientais Rurais (Car’s), elaborados e retificados.

A ação, de acordo com o chefe do Labgeo,Wanderley Ribas Pereira,  “tem um efeito muito positivo”, pois  além da entrega o Car, “que por si só é de grande valia, levamos no bojo, a inclusão social, através da possibilidade de acesso aos créditos, e sobretudo, a esperança de ver diminuída a dificuldade geral de outros acessos”. Ele disse que, aliado a isso, “agora eles também terão mais tranquilidade, pelo conhecimento de uso de suas áreas de terras, com as definições dos limites de respeito (conceito sobre uso da terra)”, visto que o local, “é de intensa ocupação por grandes propriedades”, finalizou Ribas.

A entrega dos Car’s é resultado de uma ação que, ao todo, irá beneficiar  220 famílias de pequenos produtores familiares ocupantes de terras nas ilhas de Cojuba, Ururcuricaia, Oriboca e Ilha dos Macacos.

A ação é resultante de uma parceria que envolveu o trabalho de mais de um escritório da Emater, mapeando coletas de pontos de GPS,  tramitando processos de finalização de Car, e até mutirão para identificar  limites de respeito.

A economia das 4 ilhas gira em torno de pesca e criação de búfalos, sendo estas predominantes nas ilhas de Orucuricaia e Dos Macacos. Nas ilhas de Cojuba e Oriboca a atividade predominante é a pesca do camarão.

Fotos: Acervo Emater

Texto: Edna Moura - 14/07/2017