Combate aos agrotóxicos

Emater participa de programação de combate aos impactos causados por agrotóxicos

Na próxima sexta-feira (1), o engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), Raimundo Nonato Ribeiro, da Assessoria de Desenvolvimento Organizacional (Asdo), participa, em Paragominas, no nordeste do estado, do Seminário organizado pelo Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos. A programação é composta por palestras e mesas-redondas acerca da temática. Ribeiro vai abordar o tema “Agroecologia: uma alternativa ao uso dos agrotóxicos”, e participa da mesa-redonda “Manejo Integrado de Pragas e Uso Correto de Agrotóxicos”.

O Fórum Estadual atua sob a coordenadoria do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), com várias programações de combate aos impactos causados pelos agrotóxicos. Além de Paragominas terá programações em outros municípios. Bem como em Paragominas, a Emater estará presente com representações locais em eventos similares em Santarém e Marabá.

E amanhã, dia 29, o engenheiro agrônomo Paulo Lobato, assessor da Diretoria Técnica (Ditec), representa a Empresa na comitiva de visita ao Laboratório Central de Saúde Pública do Pará (Lacen/PA), em Belém, local onde ocorrem as análises de produtos para verificação de incidência de agrotóxicos, principalmente de produtos hortifrutigranjeiros.

A escolha dos municípios considera a alta incidência de utilização de produtos. E as atividades do evento são coordenadas por comissões temáticas do Fórum Estadual e por Promotorias de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará. As comissões temáticas são: Análise e Rastreabilidade; Agroecologia e Produção Orgânica; Fiscalização; Impacto ao Meio Ambiente; e Pesquisa e Extensão.

Texto: Edna Moura - 28/11/2017