Emater e Ideflor-bio

Emater e Ideflor-bio fazem cursos de sistemas agroflorestais em Portel

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), em Portel, na abrangência do Regional Marajó, realizou nos dias 11 e 12, o curso de capacitação para cerca de 50 pequenos produtores em Sistemas Agroflorestais (SAF’s), de 2 glebas, Acangatá e Camarapi, na comunidade São Sebastião. Antes, nos dias 8 e 9, outros cerca de 50 pequenos produtores foram capacitados em SAF’s, na comunidade Santo Ezequiel Moreno, na gleba Acutipereira.

“Os cursos de capacitação em SAF’s ocorrem dentro do Projeto PRÓ-SAF, através do PDL Portel, em parceria entre Emater e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), que prevê metas de execuções de cursos, capacitação e visitas”, disse o engenheiro florestal, Milton Costa, responsável pela ação. Ele informa: “o propósito do curso de SAF, um dos cursos previstos na parceria, é contribuir para a recuperação de áreas alteradas e melhorar a renda das famílias”.

No primeiro dia da capacitação são repassados ensinamentos teóricos, e no dia seguinte são feitos repasses de ensinamentos práticos.

“Nos ensinamentos práticos instruímos a demarcar áreas, fazer espaçamento para o plantio das espécies na roça”, disse Costa, que explicou: “às vezes com queima, mas já estamos incentivando o uso sem queima. Então, após a iniciativa, muitos já prepararam suas áreas sem o uso do fogo”, destacou.

Além da parceria entre Emater e Ideflor-bio, informou Costa, “a realização dos cursos recebe apoio da Prefeitura Municipal, e também do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Portel”.

Fotos: Milton Costa

Texto: Edna Moura - 19/12/2017