São Domingos

Emater em São Domingos do Araguaia compartilha os trabalhos realizados em 2017

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Pará (Emater-Pará), em São Domingos do Araguaia, no âmbito do Regional Marabá, por sua equipe de trabalho constituída pelos funcionários Mara Elisabeth Carvalho, Irismar Costa Araújo, Paulo Cesar Rodrigues, e Rudinei Ribeiro Magalhães (chefe local), faz balanço e agradece pelos trabalhos realizados em 2017.

Rudinei Magalhães disse que a obtenção dos resultados alcançados ,"foi, sobretudo, graças às virtudes mostradas pelos membros da equipe técnica e administrativa, incansável na busca de alternativas para superação das dificuldades”. E para 2018, “continuaremos com a mesma dedicação e entusiasmo”. Ele manifestou a alegria da equipe, e aproveitou para resumir alguns trabalhos feitos no escritório local (esloc) da Emater, no município.

Disse ele: “o esloc acompanha 360 famílias do público-alvo de produtores familiares tradicionais, assentados da reforma agrária, olericultores e representantes institucionais ligados ao setor rural. Elaboramos e liberamos junto ao Banco do Brasil R$ 520.000,00 em Pronaf ‘Mais Alimentos’, R$ 352.264,89 em Pronaf ‘Custeio Pecuário’, e temos projetos internalizados de R$ 425.000,00 em Pronaf, previsto para ser liberado ainda em dezembro de 2017”.

Informou que houve capacitação técnica em pecuária leiteira, acompanhamento ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), acompanhamento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), inclusive, falou: “os dois programas estão funcionando muito bem no município. E elaboramos 55 DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf), para ações junto ao Pronaf, PAA, Pnae, abertura de contas bancárias e aposentadorias rurais”.

Sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ele disse: “elaboramos 5 CAR’s”. E acrescentou: “realizamos visita técnica com produtores rurais de São Geraldo do Araguaia em plantio de melancia, e vacas da raça Jersey na fazenda Aliança, em São Domingos do Araguaia. Também participamos de muitos eventos, como reuniões, cursos, audiência pública, palestras, intercâmbios”. “E temos também boas parcerias com os órgãos, como o Banco do Brasil, Sindicatos Rurais, Adepará, IBGE, Embrapa, CONAB, Sebrae, MIQCB, Associação do Horticultores e Secretarias Municipais, de Meio Ambiente e de Agricultura”.

Fotos: Acervo Emater

Texto: Edna Moura - 22/12/2017