Regional de Marabá

Municípios da Região de Marabá se reúnem para planejamento 2018

O escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Marabá, no sudeste do estado, reunirá, na próxima terça-feira (10), os chefes dos 21 escritórios locais para nivelar a elaboração dos Programas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proateres) municipais 2018 e atualizar as metas de crédito rural. O evento se realizará no Carajás Centro de Convenções e contará com a presença do secretário regional de governo no sudeste do Pará, Jorge Bittencourt.

“Estamos em fase de elaboração de cada Proater. Entretanto, já elaboramos um Plano de Ações Emergenciais para este ano, no qual constam, entre outras questões, o Funcacau [Fundo de Apoio à Cacauicultura do Pará] para Novo Repartimento, sistemas agroflorestais em um sentido geral e incentivo à bovinocultura de corte como um todo. O objetivo é adequar o Plano aos Proateres municipais e regional”, explica o supervisor regional da Emater, o técnico em agropecuária Francisco Ferreira.

O Proater é um instrumento da Emater de planejamento e gestão das ações de assistência técnica e extensão rural, como diagnósticos participativos, programas de governo e políticas públicas. Com a criação do Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará, em janeiro, a Emater cada vez mais tem se projetado na coordenação do setor produtivo da região, pela relevância dos serviços e pela representatividade. Na região de integração do Carajás, por exemplo, em 2017, foram 166 cadastros ambientais (cars) emitidos e um volume de crédito rural contratado próximo de R$ 1 milhão e meio.

Texto: Aline Miranda - 06/04/2018