Regional do Tapajós

Famílias rurais de Aveiro com Bolsa-Família recebem recursos para melhorar qualidade de vida e de produção

As 75 famílias que participam do Fomento Rural (Fomento às Atividades Produtivas Rurais) em Aveiro, oeste do Pará, devem receber a segunda parcela dos recursos não-reembolsáveis, de R$ 1 mil e 400, na segunda quinzena de maio, para seguir  aplicando em plantio de mandioca, pesca artesanal, criação de galinha caipira e artesanato.

A primeira parcela, de R$ 1 mil, foi repassada em fevereiro. Todos os recursos, não-reembolsáveis, são para apoiar projetos produtivos indicados pelos próprios agricultores e elaborados e acompanhados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).

O Programa Fomento Rural, do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), é executado pela Emater em mais de 10 comunidades do município – entre essas, um assentamento e algumas  ribeirinhas, à margem esquerda do rio Tapajós.

Em comum, as famílias selecionadas apresentam situação de vulnerabilidade socieconômica e benefício do Bolsa-Família.

“São famílias rurais com muita dificuldade de trabalho e renda que estão aproveitando os recursos do Fomento e a assistência técnica especializada da Emater para melhorar as atividades que sempre desempenharam, nas quais já têm muito conhecimento e tradição. No caso, os recursos e a assistência técnica vêm como uma ponte para o acesso a tecnologias e para a melhoria das estruturas”, explica o chefe do escritório local da Emater em Aveiro, o técnico em agropecuária José Nivaldo Sales.

Texto: Aline Miranda - 11/04/2018