Festival do Abacaxi

Emater participa do Festival do Abacaxi em Floresta do Araguaia

Floresta do Araguaia, município situado no sul do estado, sedia no período de 17 a 20 deste mês, o 25º Festival do Abacaxi. O município é o maior produtor nacional do fruto. O evento compreende vasta programação cultural e técnica, tendo o abacaxi como o centro. O festival é organizado pela Prefeitura Municipal com participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), e outros de órgãos e entidades parceiras.

No dia 18, a partir das 7:30 horas, ocorre a programação técnica, ocasião em que será realizado o Dia de Campo, contemplando inclusive apresentação da palestra: “A atuação da Emater no município de Floresta do Araguaia”. A palestra será ministrada pelo supervisor do Regional Conceição do Araguaia, Luiz Flávio Cavalcanti Santos, que falará sobre o papel da assistência técnica e a participação do órgão no incentivo à cadeia produtiva do abacaxi. Ele apresentará dados referentes a atendimentos e financiamentos realizados no âmbito da produção familiar do abacaxi no município.

De acordo com José Richard Castro, chefe do escritório local da Emater, “no ano passado foram atendidos ´com projetos de crédito rural mais de 120 produtores de abacaxi, que injetaram mais de cinco milhões de reais na economia local. Os produtores recebem orientação da Emater em diversas etapas, como seleção de mudas, adubação, limpeza da área, controle de pragas e doenças. Também recebem orientação sobre o processo de comercialização do fruto”, explicou Richard Castro.

Texto: Edna Moura - 15/05/2018