Emater participa da Operação Cidadania do Xingu

Um convênio assinado entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) garantirá a emissão de cerca de 20 mil Cadastros Ambientais Rurais (CARs), como parte da Operação Cidadania do Xingu, alcançando 11 municípios no em torno da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Um investimento de mais de R$ 3 milhões que irá garantir o acesso ao crédito rural por parte dos agricultores familiares da região, com vigência até dezembro deste ano. No próximo dia 23 iniciam-se as reuniões entre a diretoria executiva da empresa e os supervisores dos escritórios regionais envolvidos para apresentação do projeto.

O “Projeto de Cadastro Ambiental Rural em imóveis rurais dos Agricultores Familiares nos Municípios da Região da Cidadania do Xingu” foi proposto com intuito de atender demanda levantadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em que afirma que nos municípios de Altamira, Anapú, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu existem 23.305 estabelecimentos rurais, sendo que destes, 19.643 são de propriedade de agricultores familiares.

Assim, a Emater se propôs realizar o cadastramento deste quantititativo, em um prazo de um ano. Uma área superior a 1 milhão e 200 mil hectares. Para isso, segundo o gerente de gestão ambiental da Emater, o engenheiro florestal Edir Queiroz, o projeto visa financiar o reaparelhamento dos escritórios locais da Emater que estarão envolvidos na emissão do CAR e do Laboratório de Geotecnologia da empresa, bem como a aquisição de gps e palms-gps, além de um sistema de gestão da informação direcionada para o cadastramento dos CARs. “Nesse novo sistema, a empresa ficará de posse das informações coletadas no campo, o que garantirá controle e planejamento do espaço, como das áreas alteradas e já desmatadas”, afirmou Queiroz.

Para este trabalho está previsto o cumprimento de cinco grandes metas e sem um “reforço de pessoal para realização de mutirões para o cumprimento das metas estabelecidas no convênio será imprescindível”, finalizou o engenheiro florestal.

Operação

A Operação Cidadania Xingu faz parte do conjunto de ações do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu para potencializar os efeitos positivos da Usina de Belo Monte. No projeto estão previstas ações de curto prazo como emissão de documentos civis e trabalhistas e de médio e longo prazos, como regularização fundiária e ambiental de imóveis rurais da região.

Texto: Kenny Teixeira - 17/01/2012