Capacitação

Emater capacita técnicos e equipa escritórios no Xingu

Trinta técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), da Região do Xingu, a maioria do Regional Altamira, participam, desde ontem (28) até amanhã (30),de uma capacitação técnica que trata de temas como Cadastro Ambiental Rural (CAR), Licenciamento Ambiental Rural (LAR) e Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (Prada), com ênfase na adequação do CAR, para promover a adesão dos municípios da transamazônica ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), com meta de regularizar 348 unidades em 24 meses. A equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) disponibilizou dois servidores para ministrar as palestras, apoiados por técnicos do Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (NGDR/Labgeo), do escritório central da Emater.

O evento é parte da execução do projeto 271/2017 do PDRSXingu (Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu), denominado Regularização Ambiental com LAR e Prada na Região da Transamazônica, orçado no valor total de R$ 640.812,06.

A Emater foi a proponente e é a executora do projeto que contempla os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Porto de Moz,Pacajá, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

O supervisor regional de Altamira e atual coordenador geral-adjunto do comitê gestor do PDRSXingu, médico-veterinário, Almir de Vasconcelos Uchôa Segundo, destaca: “o projeto beneficiará não só a Emater, uma vez que os técnicos serão capacitados na elaboração do Prada, e os escritórios receberam equipamentos de informática, drones, veículos, combustível, internet, recursos para manutenção de veículos, equipamentos de informática, material de expediente, antivírus,impressoras, entre outros; mas também os produtores familiares serão beneficiados com a regularização ambiental de suas propriedades, o que contribuirá para o acesso ao crédito rural e licenciamento ambiental de suas atividades rurais”.

Ele ressalta que os técnicos do Regional Altamira já elaboraram mais de 18 mil CAR’s e agora iniciarão uma nova etapa no processo de regularização ambiental na região da Transamazônica e Xingu.

Fotos: Acervo Emater

Texto: Edna Moura - 29/05/2018