Programa de Fomento Produtivo

Emater apresenta Programa de Fomento Produtivo às Atividades Rurais visando parcerias

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), ontem (29), na Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), apresentou o Programa de Fomento Produtivo às Atividades Rurais. O ato decorreu de apresentação feita pela Emater no Comitê Pleno da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), no último dia 16. A ação tem em vista a celebração de parceria entre os órgãos.

A apresentação do Programa de Fomento Produtivo às Atividades Rurais foi feita pela técnica Cristiane Corrêa, médica-veterinária do Núcleo de Comunicação e Metodologia (NMC), integrante do grupo de trabalho técnico na Caisan, instância que trata do Plano Estadual e da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Junto com ela, a técnica Vladyenne Monteiro Nunes, engenheira de pesca, do Núcleo de Apoio Técnico (NUT), e uma das responsáveis pela execução do Programa de Fomento, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), executado pela Emater.

Foi formado um grupo de trabalho integrante da Caisan, que formalizará um plano de ação para ser apresentado na próxima reunião, dia 10, até que se estabeleça um termo de cooperação técnica.

A construção da parceria visa atender as famílias beneficiárias. Estiveram presentes na reunião, Ana Cláudia Costa, secretária-adjunta da Seaster; Cláudia Vieira, secretária executiva da Caisan; Puyr Tembé, gerente de promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas do Pará, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh); e Elinea Campos, diretora da Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza (DRCCP).

A Emater é membro do comitê, tendo em vista que a questão da segurança alimentar e nutricional é um desafio para o desenvolvimento sustentável, e perpassa aspectos importantes, como aumento de produção, diversificação alimentar, preservação de recursos naturais, em programas trabalhados de cooperação técnica.

Fotos: Acervo Emater

Texto: Edna Moura - 30/05/2018