Produção org&aci

Comissão de Produção Orgânica visita unidades produtivas em Igarapé-Açu

A Comissão Nacional da Produção Orgânica no Pará, constituída por representantes de diversos órgãos, entre os quais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), acompanhada de alguns produtores assistidos pela Empresa visitaram unidades produtivas em Igarapé-Açu no período da Semana de Orgânicos. A Emater integra a comissão e estava representada pelos técnicos Raimundo Ribeiro e Onilse Ribeiro, acompanhados por técnicos do escritório local da Emater no município de Igarapé Açu.

As unidades produtivas visitadas praticam agroecologia e produção orgânica, e na ocasião, algumas tiveram sua Organização de Controle Social (OCS) credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tendo recebido a carta de produtor orgânico do representante ministerial. A partir do recebimento do documento eles podem realizar venda direta de produtos. Atualmente existem onze Organizações de Controle Social credenciadas.

As visitas integraram a programação referente à Semana Nacional da Agricultura Orgânica, comemorada recentementeem todo o país e criada pelo MAPA para difundir os produtos orgânicos e seus benefícios nutricionais, ambientais e sociais.

A Comissão Nacional da Produção Orgânica no Pará acompanha o Circuito Anual das Feiras de Produtos Orgânicos em Belém, reúne produtores rurais assistidos pela Emater que percorrem diversos pontos de comercialização oferecendo variedades de produtos e estabelecendo interatividade entre produtor rural e consumidor urbano, sendo um canal de aproximação que ajuda a reduzir preços e fornecer alimentos saudáveis para a população.

Fotos: Acervo Emater

Texto: Edna Moura - 06/06/2018