Regional das Ilhas

Alimentação escolar é tema de ação conjunta que leva seminário ao Marajó

Uma ação conjunta entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), Projeto da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresenta em Salvaterra, o Seminário “Oferta e Demanda de Produtos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar”.  Estão presentes representantes dos municípios de Chaves, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari e Soure, do âmbito administrativo do Regional das Ilhas, na Região de Integração do Marajó.

O seminário pretende fomentar o debate sobre abastecimento agroalimentar no mercado institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). E junto com Emater, Sedap e Cecane, a ação envolve também, Secretarias Municipais de Educação e Agricultura, nutricionistas, agricultores familiares, e conselheiros municipais de políticas públicas afins ao tema, de todos os municípios participantes.

Na programação, exposições e debates com esclarecimentos de dúvidas sobre aspectos da temática. O programa tem por objetivo fornecer alimentação saudável para estudantes de escolas públicas. Seu foco central é melhorar as condições de aprendizagem, ensinar práticas alimentares saudáveis aos alunos, propiciar educação alimentar e dar acessibilidade de alimentos que supram as necessidades nutricionais dos estudantes.A Emater participa do processo com assistência técnica aos agricultores e levando orientação às suas organizações, bem como apoiando todo o processo de produção e de comercialização na implementação do Programa.

O próximo Seminário está previsto para os dias 13 e 14 no município de Ponta de Pedras, contando com a participação de representantes do município de Muaná.

Fotos: Acervo Emater

Texto: Edna Moura - 07/06/2018