Cursos e visitas na UDB

Unidade da Emater difusora de tecnologias em Bragança recebe agricultores familiares do entorno

A Unidade Didática de Bragança (UDB), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), recebe amanhã (26), cerca de 40 agricultores da comunidade Montenegro, que irão participar de reunião conduzida pela equipe do escritório local de Bragança para tratar de Cadastro Ambiental Rural (CAR).

E na quarta-feira (27), pela manhã, agricultores familiares da comunidade Camutá, irão conhecer a área de 100 hectares localizada a sete quilômetros da sede do município, que tem sua estrutura a serviço permanente de treinamento para extensionistas rurais e agricultores familiares.

A UDB costuma receber visitantes em seus vários ambientes de produção seja em encontros, reuniões, cursos, oficinas, palestras, intercâmbios, excursões, e outras atividades, como apoio a instituições educacionais dos mais diversos níveis.

Ela funciona como vitrine de tecnologias, sendo referência na produção agroecológica e na capacitação em prol da agricultura familiar,em vários projetos simultâneos, como agroindústrias, recuperação de nascente, horta orgânica, laboratório de análise de solos, fruticultura, piscicultura, e processos de compostagem do solo. Possui auditório (com capacidade para receber até 60 participantes por evento), e tem inclusive, estrutura de acomodação.

Um dos projetos de grande visitação na unidade é a recuperação de nascentes e igarapés com a reposição de mata ciliar e barreiras físicas que estimulam o não assoreamento do curso da água, sem contar com a preservação da mata que garante a manutenção de algumas espécies da fauna nativa.

Fotos: Acervo Emater

Texto: Edna Moura - 25/06/2018