Cartilha em Santarém

Emater publica cartilha sobre compostagem em Santarém

“Compostagem, como aproveitar os resíduos disponíveis em sua propriedade?”. Este é o tema de uma cartilha publicada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará),em Santarém, no oeste paraense, por meio do escritório regional, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

“O objetivo é orientar o produtor rural sobre as técnicas viáveis de produzir adubo aproveitando resíduos orgânicos, especificamente esterco bovino e outros disponíveis em sua propriedade, realizando o processo chamado compostagem”, informa Ângela Mocelim, médica-veterinária, técnica da equipe de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação (AMA) do Regional Santarém.

Mocelim, juntamente com o engenheiro florestal, Edson Rider Souza e a pedagoga Maura Chaves, integra a equipe da Emater envolvida no projeto de publicação.

A cartilha é resultante de um trabalho de conclusão do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias das Águas, dos alunos Bruna Renata Campos Matos e Ricardo Henrique Mendes Lopes, orientado pela professora doutora, Sâmia Rubiele Silva de Castro.

Foto: Ângela Mocelim

Texto: Edna Moura - 27/06/2018