Açaí irrigado

Emater recebe materiais para 30 projetos de plantio de açaí irrigado em terra firme no Xingu

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), proponente do Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Açaí Irrigado, identificado no Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS/Xingu), como projeto 276/2017, recebeu ontem (11/12), por meio do escritório regional de Altamira, no oeste paraense, uma série de equipamentos e materiais destinados a 6 municípios, que irão beneficiar 30 famílias produtoras.

Almir Segundo, supervisor regional, e coordenador geral-adjunto do Comitê Gestor do PDRS/Xingu, falou que o material, “vai começar a ser entregue imediatamente“. Ele disse que os 30 projetos para o sistema de irrigação em plantio de açaí irrigado em terra firme perfazem o valor total de 640 mil reais. “Para cada uma das 30 propriedades, o valor aproximado investido é de 35 mil reais”, complementa Segundo.

Ele disse que 5 de tais propriedades passarão a se constituir em unidades demonstrativas. O Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Açaí Irrigado prevê a implantação de cultivo de açaí em sistema de irrigação, e foi elaborado na perspectiva de consolidação do PDRSX, Plano integrado pela Emater.

Fotos: Acervo Emater

Texto: Edna Moura - 12/12/2018