Nova Gestão

Emater e Conselho de Veterinária e Zootecnia firmam parceria
 
Por Aline Miranda
O corpo técnico de veterinários e zootecnistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está se fortalecendo com a maior aproximação entre a Instituição e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). No último dia 31, quinta-feira, no escritório central da Emater, em Marituba, região metropolitana de Belém, a presidente da Emater, Cleide Amorim, e o diretor administrativo, Cláudio Pereira, se reuniram com a presidente do CRMV, Antonieta Martorano, para revitalizar a parceria. Participaram da reunião, também, a assessora técnica da presidência da Emater, Ana Lima, e a veterinária da Emater Cristiane Corrêa, que é conselheira efetiva do CRMV.
Atualmente, 38 veterinários e 10 zootecnistas, todos concursados, atuam na Emater. Os profissionais são responsáveis por encaminhar projetos que orientam a produção animal e a produção de alimentos dessa base, na consideração da saúde ambiental, animal e humana, desde a criação de animais até a comercialização final, passando por indústria e controle e combate de zoonoses.
“Valorização e reconhecimento dos profissionais são investimento no processo e no resultado do serviço público”
		                                       Cleide Amorim
“O papel do médico-veterinário e do zootecnista na assistência técnica e extensão rural públicas é de educação sanitária, na questão do alimento, envolvendo saúde coletiva. Como atuamos com agricultores e populações tradicionais, trabalhamos além: com educação ambiental, bem-estar animal, manejo, aproveitando e desenvolvendo as potencialidades das cadeias produtivas animais. São responsabilidades sobre a saúde e a socioeconomia de todos as esferas de vida envolvidas”, resume Cristiane Corrêa.
A proposta é que Emater e CRMV, juntos, promovam sobretudo eventos e capacitações. Um dos focos mais imediatos é o apoio e a participação da Emater na Amazon Vet – II Congresso de Médicos Veterinários da Amazônia, que se realizará de 20 a 22 de agosto, no Hangar, em Belém. Dentro do Congresso realizar-se-ão, associados, o I Congresso Nacional de Animais Selvagens e a XLIII Semana do Médico Veterinário – Semavet.
A presidente da Emater, Cleide Amorim, afirma que todas as medidas possíveis para valorizar, incluir e qualificar o funcionalismo e as organizações que o representam serão tomadas: “A Emater existe porque existe cada um dos profissionais que nela trabalham. Valorização e reconhecimento dos profissionais são investimento no processo e no eficaz resultado do serviço público”, diz.
Para a presidente do CRMV, Antonieta Martorano, “uma parceria sólida entre Emater e Conselho valoriza e respalda os profissionais, com ganho incontestável às categorias e à própria sociedade”, resume.
Texto: Aline Miranda - 06/02/2019