Pauta

Emater fomenta beneficiamento de leite e mandioca no sul Pará

A Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) faz a entrega nesta quarta-feira (28), no município se Conceição do Araguaia, sul do estado, vinte e cinco equipamentos para o beneficiamento de leite e mandioca. São 19 tanques de resfriamento, cada um com capacidade de oito mil litros, duas plantadeiras de maniva de mandioca e dois afofadores de mandioca, além de uma empacotadora de grãos. Os equipamentos vão atender 15 municípios pertencentes ao território da cidadania no sul do Pará- Alto Xingu. A ação, resultado de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai beneficiar diretamente 250 famílias de agricultores familiares.

Os equipamentos que fomentam a agricultura familiar vão melhorar a cadeia produtiva da mandioca e do leite.  A empacotadora de grãos vai equipar uma agroindústria de farinha. A máquina com capacidade de processar 500 quilos/hora vai profissionalizar o trabalho que era todo realizado de forma manual. Os tanques de resfriamento de leite vão garantir maior rentabilidade para os agricultores, agregando maior valor ao produto que agora será comercializado junto aos lacticínios da região atendendo as da Instrução Normativa 51, do MAPA, que dispõe sobre a necessidade do resfriamento do leite.

No sul do Pará está concentrada a maior cadeia leiteira do estado, cerca de 80% da produção, na sua maioria constituída por agricultores familiares que detém entre 30 e 50 cabeças de gado, com rebanho bovino estando sob o status de livre de aftosa com vacinação.

Texto: Iolanda Lopes - 27/03/2012