Agrifal 2012

Emater lança produção científica bilíngüe durante Agrifal 2012

O novo momento da extensão rural pública no que diz respeito às concepções e as práticas do fazer no campo. Esse é o objetivo da publicação científica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). O livro que traz como tema: “Metodologias de Ater e pesquisa com enfoque participativo”,  lista mais de oitenta ferramentas possíveis a prática de extensão rural  que perpassam metas como diagnóstico e comunicação, facilitando a padronização de um norte científico para a atuação no campo. A publicação será lançada na próxima sexta-feira (25), durante a abertura da primeira Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal), promovida pela Emater, que acontece até no domingo (27), no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, na ala denominada “Armazém de Serviços”, da Agrifal.

Com 196 páginas divididas em oito capítulos, o livro, uma produção bilíngüe em português e inglês é fruto do esforço coletivo de extensionistas e técnicos da Emater que se propuseram a repensar as metodologias de pesquisa e extensão, visando adequar o trabalho da empresa com a política nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

A produção científica provoca no extensionista a valorização do protagonismo do agricultor familiar, levando em conta o saber da comunidade, fazendo um contraponto à prática de Ater trabalhada anteriormente voltada para a revolução verde, onde existia a idéia da alta produtividade, a transferência de tecnologia, além da grande quantidade de insumos químicos usados na lavora.  “O livro contribui no debate da unidade de produção familiar, voltado para os aspectos, cultural, ambiental e social, além do econômico”, disse Ana Lúcia Guerreiro, pedagoga da Emater.

No espaço do Armazém de Serviços também serão expostos para a comercialização, treze cartilhas técnicas de produção da Emater que tratam: de mandioca, abacaxi, cacau, hortaliça, camarão e piscicultura. O Armazém de Serviços está estruturado em quatro ambientes: fazendo mais na agricultura familiar, mostra de sucessos e inovações da agricultura familiar, mulher rural em ação e o protagonismo do jovem rural.

Texto: Iolanda Lopes - 17/05/2012