-

Dia de Campo em Conceição do Araguaia orienta pecuaristas para controle de parasitas

 

      O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Conceição do Araguaia, no sul do estado, promoverá, na manhã do próximo 27 de agosto, o primeiro Dia de Campo sobre controle de mosca-de-chifres e de carrapato, parasitas cuja incidência é crônica no rebanho leiteiro do município.  O evento tem parceria da empresa Clarions Biociências, fabricante de produtos veterinários.

      “Na verdade, a mosca e o carrapato são ectoparasitas [que vivem fora do corpo do hospedeiro] típicos de regiões de clima quente”, explica o veterinário da Emater Márcio Heluany, especialista em gestão ambiental, que no evento ministrará palestra sobre os riscos de infestação dos animais e as possibilidades terapêuticas, como pastejo rotacionado, medicamentos alopáticos e até homeopatia.

      “As soluções permitem um controle, não a erradicação – o que para manter a produtividade é suficiente”, completa Heluany.

Ainda de acordo com ele, a produtividade de um animal com os parasitas, cuja presença costuma ser concomitante, diminui em cerca de 15%. “Isso acontece porque , sob desconforto e emagrecimento, o animal obviamente produz menos leite, e mesmo a qualidade do couro é prejudicada pela intervenção hematófaga da mosca e do carrapato”, diz.

      O carrapato inclusive pode transmitir doenças letais para os bois – e, dependendo da moléstia, também para os seres humanos -, como a tristeza parasitária e a febre maculosa.

      O Dia de Campo acontecerá de 9h às 12h, na Chácara Estrela-Guia, do produtor Arnaldo Soares, atendido pela Emater desde 2009. O pasto de 90 hectares abriga mais de 100 cabeças de gado.

      Estão sendo esperados 80 outros produtores – entre eles, lideranças comunitárias.

      De acordo com a Emater, a pecuária leiteira é uma das principais atividades da agricultura familiar de Conceição do Araguaia, com cerca de mil famílias produtoras.

Texto: Asessoria de Comunicação - 18/08/2011