-

Em Marabá, Emater participa do Governo Itinerante

 

      Está programado para iniciar neste domingo, dia 28, o mutirão em prol do produtor rural do sudeste do Estado. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pa) montará um estande, no Ginásio da Folha 16, em Marabá, para atendimento ao público. Um ônibus será utilizado para emissão de documentos pessoais à população. A atividade faz parte da programação do Governo Itinerante.

      A proposta do Governo Itinerante em levar a administração pública para todas as regiões do estado do Pará, agora aporta no município de marabá. Pelo potencial de produção rural da localidade, a Emater monta proposta para o atendimento do público-alvo da empresa, o agricultor familiar.

      O evento está programado para acontecer do dia 28 deste mês até o dia primeiro de setembro.

      Segundo o supervisor adjunto do escritório regional da empresa no município, Genival Reis dos Santos, está prevista a recepção de uma caravana de trinta agricultores, da “Comunidade Centrão” – da chamada pública Operação Arco Verde OAV/91-2010 – com o objetivo de oferecer os serviços de emissão de documentos pessoas, além de consultas medica, a acontecer no dia 30.

      O suporte para o fornecimento de documentos será prestado pelo ônibus da Emater. A atividade receberá o nome de “Pró-Paz Cidadania”. Marcelo Nascimento, responsável pelo funcionamento dos serviços, garante que a população marabaense também será contemplada com a atividade. “Caso haja uma procura grande, forneceremos senhas para organizar o serviço”, ressaltou.

      No estante da empresa, que será dividido com o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), haverá exposições e comercializações de materiais apícolas e mel e produtos artesanais – como artesanato e doces -, produzidos por mulheres dos municípios Canaã dos Carajás, Curionópolis e São Domingos do Araguaia. Genival Santos informa também que 500 pacotes de sementes de hortaliças serão distribuídos aos visitantes. “Vamos oferecer também esclarecimentos sobre Cadastro Ambiental Rural. Já durante a visita do governador Simão Jatene, estamos programando a entrega do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) do município de Nova Ipixuna”.

Declarações

      O ponto alto da atuação da Emater na atividade acontecerá também do dia 30, a presidente da Emater, Cleide Amorim participará da entrega de uma Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) Jurídica para uma associação que trabalhará para o atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e 10 DAP ‘s físicas, para produtores rurais da região. “Essas declarações são o que legitimam o potencial do produtor e da propriedade, já que esta é uma das exigências documentais para que o agricultor consiga o financiamento bancário”, explica a presidente.

Visitas

      Esta prevista também para o período de estadia na região sudeste do estado, a presidente da Emater, Cleide Amorim, vai visitar os escritórios locais da empresa nos municípios de Marabá, Nova Ipixuna, Itupiranga, além do Campus Rural de Marabá, no Instituto Federal do Estado do Pará. “É neste momento em que a direção desta gestão poderá acompanhar de perto o trabalho da nossa empresa, em prol do homem do campo”, reforça a presidente.

Texto: Assessoria de Comunicação - 25/08/2011