-

Alunos do IFPA recebem estágio no Modelo Rural da Emater

      Cerca de 50 alunos do Instituto Federal do Pará, campus Castanhal, estão tendo a oportunidade de aprender na prática o que aprendem na sala de aula durante o Modelo Rural, na 43ª Exposição e Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac), que segue em funcionamento até o dia 11 deste mês. Através de uma parceria firmada com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), os estudantes estão contribuindo com o estande montado pela Emater que representa fisicamente as atividades rurais de uma pequena propriedade.

      Segundo o técnico da Emater responsável pela infraestrutura do Modelo Rural, o Engenheiro Agrônomo, Edilberto Marcuartu, desde 2004, durante o período da Expofac, os estudantes do IFPA tem essa oportunidade concedida pela Emater. A atividade desenvolvida por eles durante algumas horas por dia, já são contabilizadas para o estágio probatório, exigência a ser comprovada com certificação. “São quatro horas, durante 14 dias, nós recebemos o apoio deles e eles aprendem o oficio, de cada especialidade, na prática”, relatou o Marcuartu.

      No espaço de sete mil m2e divididos em três turnos, os alunos realizam atividades de cuidados com as plantas, ornamentação, organização, produção e recepcionam o público visitante. Para este último foi necessário que todos passassem por um breve treinamento das atividades desenvolvidas pela empresa, bem como sobre a temática central do evento neste ano, a “mandioca nossa de cada dia”.

      “É de responsabilidade do IFPA a seleção dos estagiários, e este ano recebemos meninos muito interessados. A nossa única certeza que estamos contribuindo para a evolução desses futuros profissionais”, disse o técnico da Emater.

      Para Ana Cristina Silva, do segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária, esta oportunidade está sendo muito salutar para a vida da estudante. “Fiquei muito feliz em ter sido selecionada para participar deste projeto da Emater”, revelou a estagiária.

Texto: Assessoria de Comunicação - 08/09/2011