-

Emater capacita extensionistas da região de Marabá para emissão de CAR

      Desde segunda (12) até esta sexta-feira (16), vinte e seis extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) de 21 municípios da região de Marabá participam de capacitação para emissão padronizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR).  Os profissionais (engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, técnicos em agropecuária e técnicos agrícolas) recebem orientações quanto à manipulação de aparelhos gps, à aplicação do software livre Quantum GIS e ao uso de imagens de satélite, com alta resolução, de cerca de 70% do estado do Pará, fornecidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

      Técnicos da Emater em Altamira, Santarém, Monte Alegre e Novo Repartimento já foram treinados, ao longo do primeiro semestre. As equipes de Itaituba e Igarapé-Açu serão contempladas no período de 19 a 23 de setembro. A estimativa é que, até o fim do ano, cada escritório municipal da Empresa tenha no mínimo um profissional rigorosamente habilitado para emitir CAR – documento que inclusive começa a figurar até como exigência para a aprovação de crédito rural, via o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

      “Os extensionistas da Emater visitam as propriedades familiares, executam o georreferenciamento por meio de gps, relacionam os dados com o Quantum GIS, associam às imagens de satélite e inserem o cadastro diretamente no sistema da Sema, que é quem homologa”, explica o gerente de gestão ambiental da Emater, o engenheiro florestal Edir Queiróz.

Texto: Assessoria de Comunicação - 16/09/2011