-

Agroindústria familiar receberá qualificação em Conceição do Araguaia 

      Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) visitaram escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Conceição do Araguaia, no último dia 15, para articular parcerias locais e identificar agroindústrias familiares, com o objetivo de promover o curso de "Capacitação de Multiplicadores de Boas Práticas de Fabricação para Agroindústria Familiar Rural". O curso acontecerá entre 24 e 28 de outubro de 2011, para 30 agricultores do município.

      Durante o treinamento, agricultores familiares da região terão a oportunidade de discutir questões técnicas para a operacionalização das agroindústrias familiares, visando a obtenção de alimentos com qualidade e segurança. Um dos propósitos do curso é nivelar conceitos entre profissionais da extensão, da fiscalização e vigilância, da agroindústria, da educação, da construção de equipamentos, da engenharia e arquitetura, do meio ambiente, além dos agentes de financiamentos.

      O trabalho é uma iniciativa da Embrapa, com apoio da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA e da Emater, articuladora do treinamento na região. Estiveram reunidos André Bonnet, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos; o biólogo Antonio Xavier, colaborador do MDA e os representantes da Emater, os engenheiros agrônomos Ivanildo Gonçalves, Celso Gibson, Coordenador de Operações da empresa e Luiz Flávio Cavalcanti, Supervisor da Emater em Conceição do Araguaia. Da parceria local, também faz parte o Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Conceição do Araguaia.

      Luiz Flávio destacou a importância deste evento para a região, ressaltando que a manipulação e processamento de alimentos “necessita de cuidados especiais para assegurar que os alimentos tenham qualidade, e assim, a segurança alimentar seja garantida”.

Palestras

      Paralelamente ao curso, serão oferecidas duas palestras, durante a estadia dos profissionais da Embrapa em Conceição do Araguaia. Uma das palestras será ministrada pelo biólogo Antonio Xavier, sendo direcionada aos manipuladores de alimentos e empreendedores da culinária (bares, restaurantes, hotéis e similares). A segunda palestra a ser ministrada pelo pesquisador da Embrapa, Fénelon Neto, versará sobre o consumo consciente de alimentos, sendo voltada para o público em geral.

 

Texto: Assessoria de Comunicação - 20/09/2011