Escritório local de Ana

Mulheres atendidas pela Emater aprendem a fazer enfeites natalinos

 

Um grupo de artesãs atendidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) participou nesta quarta-feira (13) de uma oficina para confecção de artigos natalinos, realizada no escritório da empresa em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém. A capacitação faz parte de um trabalho contínuo de organização social para geração de emprego e renda, oferecido pela Emater a mulheres de Ananindeua e do distrito de Mosqueiro, pertencente a Belém. 

 

A oficina ensinou a confecção de enfeites natalinos com linhas, tecidos, bolas e materiais alternativos. “Neste período há uma grande movimentação de venda. Com esta capacitação, as mulheres podem vender guirlandas e vários outros enfeites, em suas comunidades”, informou a técnica da Emater, Regina Herrera, ministrante da oficina.

 

Além da meta de geração de renda – que tem expectativa de aumentar em até 40% a renda familiar –, a capacitação envolveu o conceito de sustentabilidade, a partir da utilização de materiais recicláveis, como CDs, revistas, caroços de açaí e o rolo no qual é envolvido o papel higiênico.

 

“Nosso trabalho vai além da assistência técnica, pois busca o desenvolvimento humano. Há mulheres que antes nem sequer saíam de casa, e agora estão confeccionando e vendendo seus produtos em vários eventos”, contou a técnica.

 

Outra oficina já está marcada para a próxima terça-feira (19), das 8 às 12 h, na comunidade do Abacatal, em Ananindeua.

Texto: Iolanda Lopes - 18/11/2013