-

Emater representará o Governo do Estado em conferência na Bahia

      A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) representará o Governo do Estado na4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentare Nutricional será realizada, na Bahia,entre os dias 7 e 10 de novembro. A decisão foi tomada em plenário durante a 3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentare Nutricional ocorrida no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, dos dias 27 a 29 de setembro.

      Será de responsabilidade de socióloga, Margareth Chermont, coordenadora do escritório local da Emater em Concórdia do Pará, a contribuição do que será debatido e acertado na capital baiana. O objetivo maior será a construção Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

      Segundo a socióloga, a Emater tem muito para contribuir na consolidação de políticas públicas dentro desta temática. Será a oportunidade de expor o trabalho que já é desenvolvido pela empresa junto aos agricultores familiares do estado. Discussões sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); agroecologia; experiência em fruticultura e em culturas alimentares, como a mandioca, e a grande questão de alimentação escolar.

    “A Emater trabalha na qualificação do produtor para que ele fortalecido possa pleitear o espaço de fornecedor de produtos da agricultura familiar para que as prefeituras locais possam enriquecer o cardápio da alimentação escolar, como é determinado por lei, que garante 30%”, afirmou Margareth Chermont.

     A representante da Emater na 3ª Conferência Estadual revelou que no evento realizado em Belém, nos quatro grupos de trabalho, a empresa foi citada como a grande articuladora e a responsável pela reestruturação das políticas públicas voltada ao tema do encontro. “Fiquei muito emocionada em fazer parte desta realidade que está sendo transformada. Dos 20 representantes do poder público, nós fomos o único órgão votado em plenária. Tenho a certeza que teremos muito para contribuir na 4ª Conferência, em novembro”, comentou.

Texto: Assessoria de Comunicação - Kenny Texieira - 01/10/2011