-

Extensionistas representam o Pará em reunião nacional da Faser

O presidente da Associação dos Servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – Emater (Assempa), Luiz Régis, assessor jurídico do órgão, e a também funcionária Ambrosina Nascimento, secretária, representaram o Pará na última reunião do conselho deliberativo da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser) – evento ocorrido de 18 a 20 de outubro, em Belo Horizonte.

Régis, que é coordenador administrativo da Faser, e Nascimento, coordenadora regional do norte, fizeram-se presentes com o apoio da diretoria executiva da Emater.

“Como corporação, temos interesse em ajudar a fortalecer as lutas extensionistas – tanto no sentido legislativo, como no sentido divulgatório. Além disso, a Faser é mais uma oportunidade de projetarmos o que a Emater vem conseguindo no Pará, como a vitória sobre os contratos de chamadas públicas dos ministérios federais e  a realização de eventos muito bem-sucedidos, a exemplo da Frutal [Frutal Amazônia/ Flor Pará, cujas edições deste ano aconteceram de 20 a 23 de outubro] e da I Agrifal [Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal, programada para 15 a 17 de março de 2012”, diz a presidente da Emater, Cleide Amorim.

Alguns temas debatidos nessa última reunião da Faser foram a constituição de uma entidade nacional de assistência técnica e extensão rural (ater), a criação de um piso salarial para a classe extensionista e a participação de todas as Emateres em uma seção solene na Câmara Federal, que será comemorativa do Dia do Extensionista Rural, 6 de dezembro.

Texto: Aline Miranda - 04/11/2011