Emater inova no Relatório Anual de Gestão

Visando a construção do relatório de gestão deste ano, que será em formato de revista, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), montou um plano de ação para orientar os funcionários envolvidos ao processo de sistematização das informações. O objetivo é reunir o maior número de ações, de forma mais precisa e fiel dos fatos. Nesta quarta-feira (09), se encerram as reuniões com os representantes dos 12 escritórios regionais que a empresa possui.

A ideia de transformar o Relatório Anual de Gestão em um produto mais atrativo partiu da presidente da Emater, Cleide Amorim. Este ano, a edição será um relatório que abordará duas formas distintas de avaliação: o quantitativo e qualitativo. “A nossa proposta é mostrar o trabalho que a empresa realizou neste primeiro ano desta gestão de forma dinâmica. Vamos dar preferência as ilustrações”, disse a gestora.

Para a formalização do relatório foi montado um calendário de visitas aos regionais. Iniciado no último dia 03 e seguirá até o dia 09 de novembro. Sob a coordenação de Ana Lúcia Guerreiro, chefe do Núcleo de Metodologias e Comunicação (NMC), a primeira turma a receber o treinamento foi a dos representantes dos escritórios regionais de São Miguel do Guamá, Castanhal e Capenema. Estiveram presentes o supervisor, o supervisor adjunto e as equipes de Assessoramento, Monitoramento e Avaliação das ações (AMA) dos escritórios e esses terão a missão de multiplicadores aos técnicos dos escritórios locais respectivos.

Na manhã da última sexta-feira (4), foi a vez dos representantes dos escritórios dos regionais das Ilhas, Tocantins e Marajó. Para a orientadora das atividades do dia, a engenheira agrônoma, Lidiane Silva, este foi o momento de passar para os técnicos qual a forma mais eficaz de repassar as informações que irão compor o relatório de gestão anual da Empresa.

No período de 07 a 09 deste mês, as equipes percorreram os regionais do Tapajós, Santarém, Conceição do Araguaia, Altamira. A comissão de organização do material tem um prazo até o dia 17 de novembro para o levantamento das informações repassados pelos escritórios regionais, sendo que nos dias 24 e 25, deste mês, acontecerá um encontro entre esses atores para uma avaliação dos gestores.

Márcio Nagaishi, um dos técnicos responsáveis pela compilação do material diz que já está mais do que na hora da Emater divulgar suas ações e atividades para a população externa. “Recolher experiências relevantes, citar ações vivenciadas no trabalho da empresa, principalmente as atividades de campo”, reforçou durante a palestra.

De acordo com o sociólogo da Emater Alcir Borges, do regional do Marajó, a divulgação da empresa ainda é muito tímida e que essa idéia da revista, com certeza, será muito importante para os funcionários, “onde as ações do campo serão reladas de forma muito mais atrativa”, disse.

A previsão de entrega do Relatório Anual de Gestão está para o dia 19 do mês seguinte.

Texto: Kenny Teixeira - 08/11/2011