Regional de Conceição do Araguaia

Endereço: Conceição do Araguaia
CEP: 68738-000
Fone: (94) 3421-1115
E-mail: esreg.conc.araguaia@emater.pa.gov.br


http://www.emater.pa.gov.br/upload/ck/ckfinder/userfiles/files/Projeto_Regionais_Conceição_Araguaia.pdf

O Regional de Conceição do Araguaia abrange 15 municípios, e nele a Emater atua com um escritório regional em Conceição do Araguaia, e os escritórios locais em Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Felix do Xingu, Sapucaia, Tucumã, e Xinguara.                                     

A região destaca-se no estado com a bovinocultura, cultura do abacaxi e produção do leite, e também na produção de soja e milho, com potencialidades na produção de cacau, banana e arroz. A Emater atende agricultores familiares, incluindo famílias de assentados de reforma agrária, indígenas, quilombolas e outras populações tradicionais.

Além de orientar arranjos produtivos de destaque como de leite, milho e abacaxi, e atividades de potencialidade como arroz, mandioca, e cultura da banana, a Emater também atende produtores, pescadores e aquicultores no Programa Agropecuária e Pesca.                                                                                      

A empresa também estimula a diversificação da produção de alimentos em assentamentos com orientação sobre manejo e elaboração de cronograma de plantio de arroz, milho e mandioca, distribuição de sementes e apoio na criação de pequenos animais. Na fruticultura, principalmente bananicultura, a Emater distribui mudas, provenientes de viveiro próprio e também de parceiros, para diversificar a produção, gerar renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores. Também atua na educação ambiental com demonstrações de técnicas e métodos de cultivos que diminuam o uso de defensivos químicos nas lavouras.                                                 

O trabalho de Ater também promove serviços de utilidade pública, como na articulação, juntamente com lideranças, de entrega de títulos definitivos de terra, cadastros e emissões de carteiras de produtor rural; iniciativas que oportunizam acesso a documentos e outros serviços e direitos sociais oferecidos pelo Estado.