Regional de Altamira

Endereço: Altamira
CEP: 68738-000
Fone: (93) 3515-2694
E-mail: esreg.altamira@emater.pa.gov.br


http://www.emater.pa.gov.br/upload/ck/ckfinder/userfiles/files/Projeto_Regionais_Altamira.pdf

Nove  municípios integram a região administrativa do Regional Altamira no âmbito gerencial da Emater-Pará.

O Regional é  constituído pelos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

A região atua fortemente com hortifrutigranjeiros, mandioca, pimenta-do-reino, pecuária de corte e leite, criação de animais de produção (aves, suínos e ovinos), culturas alimentares (arroz, feijão e milho), pesca e piscicultura, incentivo à políticas publicas, estímulo à hidroponia,  e aos Sistemas Agroflorestais (Saf’s).

No município de Altamira, sede do Regional do mesmo nome, a fruticultura tem sido o destaque do trabalho da Emater, uma vez que a empresa vem atuando fortemente nos projetos de açaí irrigado e estímulo ao plantio de mudas geneticamente melhoradas de cacau, banana e cupuaçu. Além de incentivar cultivos de abacaxi, maracujá, pitáia, mamão, melancia, acerola, entre outros.

Desde 2014 a Emater trabalha na região com o Consórcio Norte-Energia, por meio de Cooperação Técnica, no contexto do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-Xingu), que prevê a implantação de diversas Unidades Demonstrativas (UD’s).

Outras parcerias destacadas da Emater na região têm sido realizadas com  a Secretaria de Estado de Agricultura (Sedap), Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor), as Prefeituras Municipais,  Associação Ruralista dos Agricultores do Xingu (Ardax), Universidade Federal do Pará (Ufpa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Bano da Amazônia (Basa), e Banco do Brasil (BB), entre outras.