Início Empresa

A Empresa


Histórico

A EMATER-PARÁ é uma empresa Pública de Administração Indireta do Estado do Pará, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP). Atua no setor agropecuário estadual desde 1965 com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado do Pará (ACAR-PARÁ). 

A EMATER-PARÁ é o órgão oficial de Ater do Estado do Pará que realiza serviços especializados nas áreas de ciências agrárias e humanas, difundindo conhecimentos e informações tecnológicas no meio rural. A empresa baseia-se nos princípios norteadores de equidade, eficiência e sustentabilidade, para a implementação de um modelo de desenvolvimento capaz de aliar a expansão econômica com o uso racional do patrimônio natural a fim de gerar riqueza e maior bem estar, a partir das diretrizes norteadoras da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - PNATER.

Objetivos Intitucionais

Os atuais objetivos da EMATER-PARÁ estão inseridos no Decreto Estadual no 2.277, de 10 de dezembro de 2018, publicado na edição de No 33.758, datada de12.12.2018 do Diário Oficial do Estado - DOE e consistem em: 

  1. colaborar com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca - SEDAP na formação das políticas de Assistência Técnica e Extensão Rural; e
  2. planejar, coordenar e executar programas de assistência técnica e extensão rural visando a difusão de conhecimentos de natureza técnica, econômica e social, para aumento da produção e produtividade agrícolas e a melhoria das condições de vida no meio rural do Estado do Pará, de acordo com as políticas de ação do Governo Estadual e do Governo Federal.

Público Beneficiário de Ater

Nos termos da Lei 11.326 de 24 de julho de 2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, são beneficiários dos serviços de Ater os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, povos indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais. 

Para atendimento aos objetivos dos Programas de Estado, em todos os  níveis, a empresa atua junto a outros públicos (egressos do sistema penal, alunos e professores de escolas públicas urbanas, agricultores periurbanos, entre outros) em parceria com organizações não governamentais e instituições públicas e particulares. 

Área de Atuação

A área de atuação da empresa abrange os 144 municípios paraenses. Este arranjo geográfico, permite o desenvolvimento de ações para diferentes categorias de público e o acesso por parte dos agricultores às várias políticas públicas disponíveis para o meio rural paraense, valorizando a realidade local e as potencialidades regionais. As ações desenvolvidas estão estruturadas no Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural – PROATER, envolvendo parcerias com as comunidades, prefeituras municipais, organizações rurais, dentre outras, contribuindo para o desenvolvimento rural e a redução das desigualdades regionais.  

Missão

Contribuir com soluções para a agricultura familiar com serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, baseados nos princípios éticos e agroecológicos.

Visão de Futuro

Ser reconhecida pela excelência em assistência técnica, extensão rural e pesquisa para a agricultura familiar amazônica.

Valores