Agricultores de Cachoeira do Arari são beneficiados com o Programa de Aquisição de Alimentos

10/05/2023 13h29 - Atualizada em 28/03/2024 18h24
Por

Foto: Divulgação

Cerca de 30 agricultores rurais de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó foram contemplados com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. O incentivo será de R$ 150 mil para a compra de alimentos dos agricultores familiares. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) intermediou o projeto por meio do Escritório Local do município, que leva orientações técnicas aos trabalhadores rurais para adesão ao progama.O PAA tem a finalidade de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. 

 “A Emater é parceira do projeto e participou fazendo a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e agora o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para os agricultores, documentos fundamentais paro o acesso às políticas públicas como o PAA. Realizamos palestras explicando como os programas sociais funcionam e como ter acesso, além de fazer o acompanhamento em visitas as propriedades dos produtores repassando orientações sobre a forma correta da produção dos alimentos”, pontuou o chefe do Escritório Local Herlon Nonato Pereira.

Foto: Divulgação

"O Programa de Aquisição de Alimentos é importante no escoamento da produção excedente que antes estragava na propriedade e não tinha como comercializar, o PAA entrou como uma forma de comercializar esse excedente além de garantir uma renda extra ao produtor", explicou.

O município de Cachoeira do Arari é assistido pelo projeto há 4 anos e adquiri dos agricultores polpas de frutas e hortifruti.

Márcia Nazaré Moreira dos Santos, de 48 anos, é produtora rural e uma das contempladas e assistidas pelo projeto desde o início da adesão do município ao programa. Casada e mãe de três filhos, a agricultura viceja em sua propriedade de tudo um pouco, mas para comercialização ela investe no cultivo de frutas como cupuaçu, pupunha, bacuri e açaí, alimentos que serão adquiridos pelo PAA.

"O PAA veio como uma solução para nós. Antes nós vendíamos nossa produção na rua ou fazíamos permuta por outro alimento para não perder o produto. Agora melhorou muito. O PAA tem sido um benefício muito importante na minha vida e na vida dos outros agricultores. Eu me sinto muito feliz de ter esse programa me ajudando, espero que continue escoando muito nossa produção", contou.

"É uma força muito grande que os produtores rurais recebem, nós que cultivamos na área rural e trazemos o alimento para a cidade, esse programa é uma forma de valorizar o agricultor", destacou a agricultura que conta com o apoio de toda família e mais uma irmã no plantio dos alimentos. Agradeço a Emater pelo apoio, os extensionistas não medem esforços sempre estão aqui com a gente trazendo orientações. Se não fosse a Emater eu não teria tido acesso ao PAA", contou emocionada.

Texto: Sarah Mendes/ Ascom Emater