Promovido pela sociedade civil e iniciativa privada, evento é prepatório para a Cop-30
15/07/2025 18h47 - Atualizada em 31/07/2025 12h16 Por Aline Miranda
No segundo dia da Semana do Clima da Amazônia, evento de relevância internacional que movimenta a capital paraense, Belém, dessa segunda (14) até sexta-feira (18), o chocolate 70% degustado pela participante Yasmin Paixão, 37 anos, vem de um cacau brotado a alguns quilômetros de estrada, floresta e água: o Sítio Arauaia, em Barcarena, na Região Metropolitana, atendido pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) há quase uma década.
“É um sabor bem diferente mesmo: remete a natureza, a essência. Acho um privilégio experimentar um alimento carregado de tradição”, conta a publicitária.
Em um estande na feira temática instalada na Estação das Docas, no bairro da Campina, que sedia a programação principal do evento, a agricultora Elene Elda Mota, de 30 anos, proprietária da marca Arauaia (instagram: @arauaiacacaudeorigem) destaca o creme de cacau, uma espécie de “nutella amazônica”, e as amêndoas de cacau caramelizadas. Mota está presente na Semana por meio do projeto Turismo de Base Comunitária Barcarena, do Fundo de Sustentabilidade Hydro junto com o Instituto Peabiru.
O nome do empreendimento remete à moradia de Mota: as margens do rio Arauaia (em tupi, “rio das araras”), na Ilha Arapari. Ali, ela trabalha sobre dois hectares e meio de açaí e cacau nativos manejados em consórcio com o plantio de cupuaçu. A propriedade também oferece trilhas turísticas ecológicas, aquáticas e terrestres. Atualmente, por intermédio da Emater, a família é beneficiária de crédito rural no valor de R$ 8 mil, da linha Acredita do Banco da Amazônia (Basa).
“Eu considero a Emater um grande e inestimável apoio. Está com a gente acompanhando, abrindo espaço, incluindo, melhorando as oportunidades de divulgação, comercialização, captação de recursos”, detalha.
Semana do Clima
Em discurso na cerimônia de abertura da Semana do Clima da Amazônia, nesta terça-feira (15), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, o governador do Pará, Helder Barbalho, salientou o compromisso do Governo do Pará com práticas sustentáveis e a importância da agenda ambiental não só no Pará e na Amazônia, mas no planeta: “Estamos protagonizando uma transformação na sociedade, no sentido de que a agenda ambiental hoje é uma preocupação, um assunto e um debate dentro das escolas, nas mesas de refeições nas casas, no cotidiano das pessoas. Quando se cria cultura, gera-se consciência”, afirmou.
Preparatória para a 30ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (Cop-30), a se realizar em Belém, em novembro, a Semana do Clima da Amazônia é resultado da colaboração da sociedade civil e setor privado, com patrocínio master da Hydro e parceria de diversos entes e entidades - entre eles, Prefeitura de Belém e governo federal.