Em Mojuí dos Campos, Emater auxilia agricultores a acessarem políticas públicas

A expectativa é de que as famílias produtoras alcancem os programas nacionais de Alimentação Escolar (Pnae) e Alimenta Brasil (PAB)

04/02/2022 16h59 - Atualizada em 01/02/2023 01h14
Por

Em Mojuí dos Campos, no oeste paraense, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) está assessorando os agricultores familiares rurais para o acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e ao Programa Alimenta Brasil (PAB). A expectativa é de que pelo menos 20 famílias produtoras possam comercializar mandioca e seus derivados e diversas hortaliças para o município, o que representará um acréscimo, em média, de 35% no orçamento familiar.


Técnico da Emater atende produtora rural em Mojuí dos Campos

Foto: Divulgação

Para isso, os técnicos realizaram uma força-tarefa, na segunda quinzena de janeiro, para a emissão de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), documento obrigatório para acessar ambos os programas. Foram visitadas as comunidades de São Francisco do Moju; Moju do Belarmino, São Raimundo do Moju, Morada Nova, Poço Verde e Palhal.

"Como órgão oficial de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), trabalhamos pra ver o público da agricultura familiar com o reconhecimento que merece. Contribuir com a promoção de políticas públicas que impactam na geração de renda e, consequentemente, na qualidade de vida de famílias rurais é uma das provas da importância desse segmento e da extensão rural pra nossa sociedade. É nossa meta de sucesso profissional", disse o engenheiro de alimentos da Emater, Marcelo Jares.

Em Mojuí dos Campos, Emater orienta agricultores familiares

Foto: Divulgação

Atuando no setor agropecuário estadual desde 1965, a Emater é o órgão oficial de Ater do Estado do Pará que realiza serviços especializados nas áreas de ciências agrárias e humanas, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável através do conhecimento e de tecnologias, por meio da assistência técnica e extensão rural, assegurando a melhoria da qualidade de vida da sociedade rural.

*Texto de Paula Portilho (Ascom Emater)