Em Monte Alegre, Emater participa de programação relativa à Semana do Meio Ambiente

08/06/2021 09h30 - Atualizada em 26/03/2024 15h09
Por Etiene Andrade

Foto: Divulgação

A equipe do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no município de Monte Alegre, se juntou no último sábado, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, aos representantes de outras instituições, como o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará - Ideflor-Bio e Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará-EETEPA-Monte Alegre para o lançamento do “Projeto Arboriza Monte Alegre” executado pela prefeitura Municipal de Monte Alegre, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura-SEMMAG e que conta também com a parceria da Secretaria de Obras do Município.

O projeto tem o objetivo de promover a arborização da zona urbana e rural para garantir conforto térmico nos espaços público.

“Vamos plantar 160 mudas de ipê branco, rosa, roxo e amarelo, ao longo da avenida Irmã Amata, como ponta pé do projeto que visa deixar a cidade mais arborizada com árvores da flora local, promovendo a melhoria do microclima na área urbana e rural, além do conforto ambiental”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente, Madson Pereira.

As mudas para a ação foram produzidas pela EETEPA e Ideflor-Bio e o escritório local da Emater prestou orientações técnicas e doou o gel para o plantio, que ajudará no fornecimento de água e nutrientes para as mudas. Futuramente a Emater pode contribuir também para a produção de novas mudas para o projeto.

Foto: Divulgação

“Temos profissionais com experiência na produção de mudas e além de trabalhar em parceria com a prefeitura neste novo projeto, vamos manter a produção de mudas em viveiro próprio dando continuidade ao projeto “Monte Alegre Mais Verde”, afirma Egnaldo Garcia, chefe do escritório da Emater em Monte Alegre.

Desde o início do ano, por meio do Monte Alegre Mais Verde”, o escritório local da Emater já plantou e distribuiu cerca de 150 mudas nas zonas rural e urbana do município.