Em mutirão, Emater documenta assentados da reforma agrária em Senador José Porfírio

30 famílias do assentamento Lajes receberam o caf

28/11/2025 11h58 - Atualizada em 06/12/2025 20h02
Por Aline Miranda

Trinta assentados da reforma agrária de Senador José Porfírio, na Transamazônica, acabam de receber da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) o documento-base de acesso às políticas públicas para a agricultura familiar: o cadastro nacional da agricultura familiar (caf). 

Com mobilização da Associação dos Agricultores Familiares do Projeto de Assentamento Lajes e da Agrovila Nova Canaã (AAplanc), o registro sucedeu-se em um mutirão entre as primeiras horas de quarta-feira (26) até a madrugada de quinta-feira (27), com a presença das equipes do escritório local de Senador José Porfírio e regional de Altamira da Emater dentro do assentamento Lajes, na região da Grande Assurini.

 O deslocamento da sede de Senador José Porfírio até o chamado “Pólo II”, onde se situam as comunidades em questão, compreende a passagem rodoviária por três outros municípios (Anapu, Vitória do Xingu e Altamira, sequencialmente) e a travessia de balsa pelo rio Xingu, em um total de quase 300 km. 

Com o caf em mãos, as famílias devem dispor, já no início do ano que vem, de crédito rural no valor individual de até R$ 12 mil, via projetos elaborados pela Emater do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) ante o Banco da Amazônia (Basa) quanto à cadeia produtiva do cacau. 

“Graças a Deus, no mutirão, todo mundo foi atendido. Na verdade, a expectativa da Emater de crédito rural para o raiar de 2026 é um montante imediato de em torno de R$ 600 mil, de correspondência à demanda de pelo menos 50 famílias do chamado ‘Pólo II’ da região da Grande Assurini de Senador José Porfírio”, anuncia o supervisor regional da Emater em Altamira, o técnico em agropecuária e engenheiro agrônomo Júlio Albuquerque. 

O Gestor ressalta a importância do serviço in loco da Emater em zonas rurais mais distanciadas: “É levar o Governo do Estado de forma concreta e efetiva à ponta. Ouso citar uma frase de Lair Ribeiro [escritor e médico brasileiro]: ‘Intenção sem ação é ilusão!’. Esta é uma ação real da Emater, que demonstra a importância da existência da Emater no campo”, diz.