A plataforma PAE 4.0, desenvolvida pela Prodepa e Seplad, substitui processos físicos por eletrônicos
26/10/2023 06h37 - Atualizada em 11/06/2025 15h50 Por
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) proporcionou nesta quarta-feira (25) um treinamento sobre a plataforma PAE 4.0 aos novos servidores temporários, lotados no Escritório Central, em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém, que ingressaram no órgão por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e iniciaram suas atividades em 16 de outubro.
O PAE é uma plataforma on-line desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), que substitui processos físicos por eletrônicos e traz agilidade à administração pública em um ambiente digital integrado, possibilitando maior celeridade e transparência.
A capacitação reuniu servidores que ingressaram no órgão pelo Processo Seletivo Simplificado
Foto: Mirian Bento/Ascom Emater
“É muito importante esse treinamento, até porque alguns deles ainda não conhecem essa plataforma. Os novos servidores estarão aqui conosco por um ano e poderão ter seus contratos renovados por mais um ano. A partir do momento que o servidor faz um treinamento como esse, ele já sai daqui preparado para usar esta plataforma em qualquer outro órgão”, explicou a coordenadora do treinamento, a assistente administrativa da Coordenadoria de Tecnologia, Comunicação e Informação (Ctic) da Emater, Maria Cristina Cardoso de Carvalho.
Funcionalidade - A plataforma PAE 4.0 possibilita a criação de templates (temas) de documentos (para qualquer espécie), exceto memorandos, de acordo com a necessidade de cada instituição; caixa de entrada unificada (como ações em lote em uma única área); anexação de documentos de uma única vez; configuração de organograma por órgão; desenvolvimento de gráficos de fluidez de trabalho, para acompanhamento das ações e tomada de decisão; notificações para os usuários e consultas indexadas (pesquisa dentro dos documentos).
O palestrante do treinamento foi o gerente de Sistema de protocolo da Seplad, Salomão Melo. “Falamos sobre a funcionalidade e atribuições de cada procedimento, como assinar e protocolar documentos. A gente fica muito feliz de ver que a Emater se preocupa em capacitar seus funcionários. Fiquei também muito feliz em saber que o PAE 4.0 já é utilizado no Escritório Central e nos demais escritórios Locais da Emater”, disse Salomão Melo.
A assistente administrativo Luciana Cristina Monteiro, 39 anos, disse que “a palestra foi bem interessante. Eu não conhecia o PAE 4.0, apenas a versão do PAE 3.0, e aprendi usando na prática mesmo sem treinamento. Eu estou achando esta capacitação muito importante e a Emater está de parabéns de promover um treinamento para que pessoas capacitadas possam nos ensinar a usar a plataforma”, disse a servidora.
“Eu nunca trabalhei com este sistema, mas depois de participar hoje deste curso eu tive uma visão melhor de todas as funções. Foi muito importante participar”, afirmou a assistente administrativa Eliete Cunha, 34 anos.
Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater