Emater emite Cadastros Ambientais Rurais para agricultores de São Miguel do Guamá

Ação na comunidade Castanheiro do Tatuaia, atendeu produtores das comunidades São Francisco do Muraiteua, Recreio do Tatuaia, entre outras

25/05/2023 09h12 - Atualizada em 23/04/2024 04h02
Por

Foto: Divulgação

Raimundo Nonato dos Santos Abreu Filho é produtor de mandioca, açaí e castanha-do-pará. Casado e pai de 4 quatros filhos, o agricultor de 46 anos sempre morou na Comunidade São Francisco do Muraiteua, zona rural de São Miguel do Guamá, nordeste paraense. Ele é um dos 40 beneficiados da ação realizada pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) no município, que emitiu 37 documentos do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e três do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), no último fim de semana.

"Eu já participei de algumas reuniões com os técnicos da Emater e lá fui orientado a tirar o meu CAR. Eu estou feliz por ter conseguido nesta ação emitir meu documento, pois eu sei que agora terei acesso a vários benefícios", contou o agricultor.

Foto: Divulgação

A ação da Emater foi realizada na comunidade Castanheiro do Tatuaia, distante 78 quilômetros da capital e atendeu os produtores da localidade e das comunidades São Francisco do Muraiteua, Recreio do Tatuaia, Tabatinga e a comunidade quilombola Santa Maria do Muraiteua.

Foto: DivulgaçãoCAR

O documento é um registro público obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. 

Foto: Divulgação

"O CAR e o CAF são documentos fundamentais para que os agricultores familiares tenham acesso a políticas públicas", explicou o chefe do escritório local de São Miguel do Guamá, Odiwaldo Portela da Silva. 

"As políticas públicas que os agricultores de São Miguel do Guamá mais têm acesso são o Crédito Rural e os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae). Alguns agricultores já entregam produtos para a merenda escolar como farinha, macaxeira, goma e frutas, tudo com o apoio da Emater", pontuou. 

Foto: Divulgação

"Esses documentos são muito importantes para eles, por isso nós enfrentamos a distância para estar com esses agricultores levando conhecimento e oportunidades", reforçou o Técnico em Agropecuária.

A equipe do Esloc de São Miguel ainda levou orientações gerais aos agricultores familiares e sorteou brindes aos produtores. 

Nas comunidades atendidas na ação estão entre as culturas de subsistência, o extrativismo da castanha do pará, o açaí nativo e a mandioca. Em todas essas culturas a Emater leva orientações aos agricultores.

"Para a produção do açaí levamos a elaboração de projetos de manejo de açaizal nativo, já para a mandioca levamos a elaboração de custeio do alimento", contou. Por ano a Emater realiza cerca de 800 atendimentos aos agricultores familiares de São Miguel do Guamá.

Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater