Emater entrega CAR, CAF e Declaração de Atividade Rural a produtores de Outeiro

A ação, que fortalece a agricultura familiar na área periurbana de Belém, tem a meta de atender diretamente mais de 900 famílias nas 39 ilhas da capital

21/10/2023 13h53 - Atualizada em 04/02/2026 23h27
Por

Foto: Mirian Bento

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) entregou Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cadastro Nacional de Agricultor Familiar (CAF) e Declaração de Atividade Rural para oito produtores rurais da Ilha de Caratateua, sede do Distrito de Outeiro, pertencente a Belém, na sexta-feira (20), em solenidade na Fundação Escola Bosque (Funbosque).

Os documentos garantem aos beneficiados acesso às políticas públicas destinadas à agricultura familiar. A ação é resultado de um Termo assinado entre a Emater e a Prefeitura de Belém para atender diretamente mais de 900 famílias das 39 ilhas de Belém.

Foto: Mirian Bento

“Cada família recebeu hoje o CAR, que assegura a regularização ambiental do imóvel; o CAF, que possibilita o acesso às políticas públicas, e a Declaração de Atividade Rural da Emater, que comprova que essas famílias são assistidas pelo órgão estadual. A declaração contribui para um processo de aposentadoria rural, onde, às vezes, além do CAF e do CAR, são exigidos notas fiscais de insumos agrícolas adquiridos e declarações de instituições idôneas, como a Emater, que comprovam a veracidade das informações, que realmente o agricultor atua na área”, explicou o extensionista do Escritório Local de Belém da Emater, Emerson Penha, que acompanha os produtores em visitas técnicas, levando orientações de manejo.

Foto: Mirian Bento

Os agricultores familiares beneficiados com os documentos cultivam hortaliças folhosas, alface hidropônica e cheiro-verde, além da avicultura, com a criação de galinha caipira de corte e postura.

“Eu quero parabenizar todos os produtores por esta conquista e os técnicos do Escritório de Belém que estão empenhados neste trabalho em Outeiro para o fortalecimento da agricultura familiar nesta área periurbana. É uma satisfação muito grande fazer parte deste momento, que marca a retomada das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar no Brasil, e no Pará, se intensificando ainda mais, porque a Emater tem uma função muito grande dentro deste processo”, destacou o presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu.

Foto: Mirian Bento

Foto: Mirian Bento

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da entrega dos documentos. “Eu quero agradecer aos funcionários da Emater, ao presidente do órgão e a todos que estão empenhados em construir um novo caminho para que a gente possa comer comida saudável, fortalecendo a agricultura familiar”, disse o gestor.

Foto: Mirian Bento    

Informação faz diferença - Uma das beneficiadas foi a agricultora Tereza Cristina Moura, 58 anos. Moradora de Outeiro, ela cultiva maxixe, quiabo, abóbora, alface, maracujá, cana-de-açúcar e mandioca. “Eu agradeço a Deus, em primeiro lugar, e à equipe da Emater, que me ajudou muito para que conseguisse esses documentos. Os extensionistas sempre me incentivaram a continuar produzindo. Tudo o que eles nos ensinam faz toda a diferença na qualidade da nossa produção. Eu estou muito feliz de ouvir meu nome hoje, sendo reconhecido como uma agricultora familiar”, disse a produtora rural, que já trabalha há mais de 20 anos nesse segmento.

O agricultor Edson Luís Mota Guimarães, 52 anos, trabalha com hidroponia na produção de alface e cheiro-verde. “A Emater sempre me orientou sobre a melhor forma de trabalhar. Montei a minha estrutura, e está dando certo. Hoje quero ampliar minha produção. Eu acredito que com esta documentação nós daremos continuidade no projeto que estamos encaminhando para o Banco da Amazônia (Basa), e por meio deste convênio teremos acesso ao crédito financeiro. Com este projeto vamos aumentar nossa estrutura e produção, e fornecer mais alimento para a nossa comunidade e o comércio local. Eu agradeço muito a todos da Emater por mais esta conquista”, destacou.


Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater



Foto: Mirian Bento



Foto: Mirian Bento


Foto: Mirian Bento