Emater faz mutirão de emissão de Cadastro de Agricultura Familiar em Rurópolis

Por Fabrício Nunes


Cerca de 20 famílias de agricultores familiares receberam o documento que dá acesso a políticas públicas gratuitas e garantia de benefícios exclusivos

03/02/2026 08h40 - Atualizada em 03/02/2026 22h03
Por

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), realizou no final de semana uma ampla ação para emissão de Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), na Comunidade São José do Batatal, localizada em uma vicinal do KM-40 da Rodovia BR-230 (Transamazônica), no município de Rurópolis, sudoeste paraense.

A importância da iniciativa foi ressaltada por agricultores familiares da região. Alcimar Anorbal, produtor na comunidade e um dos beneficiados pelo mutirão, disse que “receber o CAF está sendo muito importante, porque eu tenho uma plantação de cacau e gado. Pretendo conseguir um projeto com apoio da Emater e conseguir um financiamento, para melhorar meu pasto e ampliar a minha produção de cacau”.

O mutirão beneficiou agricultores da Comunidade São José do Batatal
O mutirão beneficiou agricultores da Comunidade São José do Batatal
Foto: Divulgação

A ação prosseguiu a realização de mutirões na região para atender agricultores familiares assistidos pela Emater, proporcionando acesso a políticas públicas ao pequeno produtor rural dos 144 municípios do Pará.

Trabalho constante - Para o técnico em Agropecuária Maxwell Furtado, chefe do Escritório Local da Emater em Rurópolis, a iniciativa faz parte da implantação de acesso a políticas públicas aos agricultores familiares, um trabalho constante que a empresa pública realiza na região.

“A ação teve como objetivo levar políticas públicas para os agricultores com a emissão do CAF. Mas a gente também levou orientações sobre a regularização ambiental e crédito rural, com apoio de um agente financiador", informou.

Maxwell Furtado acrescentou que, "após a emissão e entrega desses documentos, esses agricultores poderão ter acesso a créditos rurais, fazendo com que dezenas de famílias agricultoras melhorem suas produções e tenham a garantia de melhoria na qualidade de vida e de renda”.

O mutirão também contou com o apoio do Banco da Amazônia (Basa) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Rurópolis.