Emater lança aplicativo Sisater Pai D'égua durante COP30

Plataforma vai viabilizar maior dinamismo e eficiência no atendimento dos extensionistas rurais aos agricultores familiares


Por Fabrício Nunes

19/11/2025 07h28 - Atualizada em 06/12/2025 19h56
Por

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), lançou nesta segunda-feira (17), durante o I Fórum Internacional da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais – Soluções para Transição Climática no Sul Global, o Aplicativo Sisater Pai D'égua. O evento foi realizado durante a programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática do Clima (COP30), em Belém.

O Sistema de Acompanhamento das Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sisater) é um sistema constituído por diversos módulos contendo informações sobre beneficiários, organizações sociais, unidades de produção, registro das atividades, crédito rural, entre outros. Mas a partir de agora poderá ser usado na palma da mão por quem está dentro do campo: o extensionista rural. 

Foto: Fabrício Nunes/Ascom Emater

Para Ricardo Dohara, extensionista rural do Escritório Local da Emater de São Francisco do Pará, o aplicativo será um facilitador durante as atividades dos extensionistas dentro do campo. 

“O Sisater em si já é uma ferramenta fantástica para o nosso trabalho, porque com ele nós conseguimos monitorar e fazer os atendimentos para o pequeno agricultor. Agora, com o aplicativo no celular, vamos poder andar com essa ferramenta na mão e isso vai aumentar bastante o dinamismo do nosso atendimento”, afirmou.

Foto: Fabrício Nunes/Ascom Emater

A poucas semanas de completar 60 anos de história de atuação no estado do Pará, a Emater cada vez mais se renova e acompanha as mudanças tecnológicas para melhorar o atendimento ao pequeno agricultor em todo o estado.

“Esse aplicativo servirá como instrumento facilitador e tecnológico para alimentar o nosso sistema de informações sobre o agricultor familiar, e todas as atividades e assistência que recebeu,  possibilitando gerar declarações que normalmente são utilizadas por eles na aposentadoria, comprovando suas atividades, e isso facilitará ainda mais o acesso ao crédito rural, entre outros benefícios, além de promover comunicação direta aos escritórios locais para agendamento de suas atividades permitindo inclusão digital”, explicou Cristiane Corrêa, Coordenadora Técnica da Emater-Pará.

Na ocasião do lançamento, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), parceira da criação e elaboração do aplicativo. 

Ele está em fase final de testes, iniciada em outubro, nos municípios de Marituba e Ananindeua. Após a conclusão dessa etapa, a plataforma estará disponível para os extensionistas dos 144 municípios do estado do Pará.