Emater leva palestra sobre o CAF e Crédito Rural ao 1º Festival de Cacau de Paragominas

Iniciativa do Escritório Local, no município, teve à frente o engenheiro agrônomo da Emater, em São Miguel do Guamá, Wildson de Moraes Duarte

05/07/2023 07h19 - Atualizada em 04/02/2026 23h52
Por

Foto: Divulgação

Cerca de 200 agricultores familiares participaram da palestra com o tema "Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e o Crédito Rural na Agricultura Familiar" promovida no dia 1º de julho pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), no 1º Festival de Cacau de Paragominas, evento realizado pela prefeitura municipal. 

A ação é uma iniciativa do Escritório Local de Paragominas e teve como palestrante, o engenheiro agrônomo e supervisor da regional da Emater em São Miguel do Guamá, Wildson de Moraes Duarte.

Foto: Divulgação

“A palestra foi muito importante para esclarecer os produtores de como funciona o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Há uma necessidade muito grande da identificação dos produtores não cadastrados, assim como de toda a sua família também, porque esse é um cadastro da agricultura familiar. Por meio do CAF, o produtor pode estar inserido em pelo menos doze políticas públicas como o Crédito Rural, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explicou.

“Atualmente o CAF não é só para identificar o agricultor, mas também é um instrumento que possibilita fazer com que as políticas públicas que vem do Governo Federal e do Governo Estadual cheguem ao agricultor. Por isso, o agricultor deve estar inserido no CAF, quando nós o identificamos, a assistência técnica é voltada para ele, seja ele índigena, quilombola, pescador, ribeirinho ou artesão, seja a assistência técnica na forma de capacitação, seja na forma de produzir ou na forma de organizar a sua propriedade”, Reforçou Duarte.

Foto: Divulgação

A ação da Emater tem a parceria da Secretaria de Agricultura do Município de Paragominas e tem o objetivo de realizar uma série de palestras levando orientações como forma de fomentar a cultura do cacau que está em expansão no município junto aos agricultores familiares, visto que há uma crescente na procura pela produção desse alimento, apesar de que no município o cultivo do cacau é uma cultura já bem estabelecida entre o pequeno, médio e grande produtor.

Participaram da Palestra agricultores familiares e líderes de associações como o Jacinto Farias, de 55 anos, agricultor familiar e presidente da Associação União dos Agricultores Familiares da Vila União do assentamento Paragonorte, na comunidade do Bacaba.


Foto: Divulgação

“Foi uma rica oportunidade participar desta palestra. Tivemos uma transferência de conhecimento muito grande e importante. Eu queria muito entender como ter acesso ao CAF e as linhas de crédito disponíveis, e saí da palestra sem nenhuma dúvida, tudo foi bem esclarecedor para nós das comunidades rurais, as lideranças também saíram felizes por ouvir todos os esclarecimentos. A Emater está de parabéns por estar desenvolvendo estas palestras em nosso município de Paragominas, que está ação continue, pois é muito importante para nós que trabalhamos na agricultura familiar”, pontuou Jacinto Farias.

Texto da Sarah Mendes / Ascom Emater



Foto: Divulgação