Emater Pará capacita agroindústrias familiares em 'Boas Práticas de Fabricação'

Ação no sudeste paraense, envolveu temas sobre beneficiamento de frutas e de mandioca, nos municípios de Ourilândia do Norte e Tucumã

12/04/2024 14h00 - Atualizada em 29/04/2024 10h27
Por Sarah Mendes

Foto: Divulgação

Uma palestra sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF) envolvendo produtores de agroindústrias familiares de beneficiamento de frutas e de mandioca, dos municípios de Ourilândia do Norte e Tucumã, foi realizada, na quinta (11), pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). A programação ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental José Candido dos Santos, em Ourilândia do Norte.

As BPF consistem numa série de práticas higiênicas necessárias para garantir a qualidade sanitária dos alimentos. “A capacitação em Boas Práticas de Fabricação foi um evento programado e executado com a finalidade de atender a necessidade da demanda de produtores dos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte. O evento é de muita importância para o processamento e fabricação de produtos da agricultura familiar com qualidade”, contou o engenheiro agrônomo Luiz Flávio Cavalcanti, que atua no Escritório Regional da Emater em Conceição do Araguaia e palestrou no evento.

O público alvo da programação foram produtores interessados na regularização de suas agroindústrias familiares que querem disponibilizar produtos com qualidade no mercado consumidor assim como integrar os programas sociais como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Foto: Divulgação

A Emater faz o acompanhamento de 14 agroindústrias localizadas ao longo da Rodovia PA 279, sendo 8 no município de Tucumã, 5 em Ourilândia do Norte e 01 em Água Azul do Norte, levando aos manipuladores e proprietários orientação técnica, informações sobre a atividade, instruções e capacitações, assim como o assessoramento na coleta e envio de amostra de água para análise laboratorial, montagem de dossiê para chamadas públicas municipais e emissão de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

“É mais um evento muito bom, que veio instruir a gente da melhor forma de trabalhar e aprender mais, além daquilo que a gente sabia, com isso melhorar a técnica de trabalho e de manejo com a fruta, com o processamento. Eu espero ter bons resultados com todo este aprendizado”, disse o produtor de polpa de frutas de Ourilândia do Norte, Helvécio Fernandes Godinho, 63.

Foto: Divulgação

Depois da palestra a Priscila Farias Sales de Araújo sentiu-se mais segura para planejar abrir seu próprio negócio. “Particularmente a palestra me abriu um leque de informações as quais eu ainda não tinha tido acesso, tenho certeza que depois deste curso vou dar início ao meu empreendimento com o conhecimento necessário para atuar da forma correta. Então eu só tenho a agradecer a todos que se empenharam e que se dedicaram para a realização deste evento”, frisou.

Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater