Emater promove treinamento do Processo Administrativo Eletrônico (PAE)

Iniciativa envolveu servidores da Região Metropolitana de Belém

07/07/2023 08h51 - Atualizada em 21/02/2024 04h25
Por Sarah Mendes

Foto: Mirian Bento /EMATER

Com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos servidores que utilizam diariamente o Processo Administrativo Eletrônico (PAE), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) realizou  nesta quinta-feira, 06, no auditório da Faculdade Estácio, no Shopping Metrópole, um treinamento da plataforma PAE 4.0. Ao todo, 25 servidores técnicos e administrativos do órgão nos Escritórios Locais (Esloc's) de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara além de profissionais do Escritório Regional das Ilhas participaram da capacitação. A ação é uma iniciativa do Regional das Ilhas.

A ação possibilitou aos servidores utilizarem a plataforma PAE 4.0 e ter orientações e ações na prática sobre a funcionalidade e aplicabilidade para o melhor andamento no fluxo de tramitação dos documentos nos órgãos.

Foto: Mirian Bento /EMATER

"A gestão da Regional das Ilhas entende que capacitação é de suma importância para todos os servidores. Este ano, começamos a capacitar os administrativos, no "Encontro dos Administrativos", agora estamos fazendo esta capacitação do PAE 4.0. Este treinamento vai facilitar muito a dinâmica dos processos tanto a nível de escritório local, quanto de regional e a nível de central", esclareceu a engenheira agrônoma, chefe do Regional das Ilhas, Katharine Tavares.

A palestrante foi a assistente administrativa da Emater, que atua no Escritório Sede, em Maritura, Maria Cristina Cardoso de Carvalho. "Essa capacitação está sendo muito importante, todos estão interagindo e aprendendo na prática sobre o manuseio do sistema PAE 4.0 no ambiente de trabalho. É por meio desta plataforma que os servidores irão executar todas as atividades administrativas da instituição. O novo sistema garante transparência, agilidade e eficiência na administração pública, por isso é fundamental a participação dos servidores", ressaltou.

"Eu acredito que a capacitação referente ao PAE 4.0 é muito importante para todos os funcionários, porque é uma ferramenta do Governo do Estado que faz uma normatização e uma integração entre os demais órgãos e entre os setores da empresa", pontuou a agente público de controle interno, na Regional da Ilhas, Daniella Souza, participante do treinamento.

Foto: Mirian Bento /EMATER

"Conhecimento nunca é de mais, no caso deste curso especificamente só tem a agregar a nossa rotina de trabalho; otimiza tempo e material, porque a gente vai poder deixar de usar papel no fluxo de documentação, agora faremos só de forma eletrônica, sem dúvida só temos a ganhar", disse a auxiliar administrativa, do Escritório de Belém, Cheysa Lima.

O Regional das Ilhas, ainda fará de 10 a 14 de julho, no Escritório Central da Emater, em Marituba, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o curso de Cadastro Ambiental Rural (CAR) Básico; de 24 a 28 de julho a Esloc vai promover o treinamento para o CAR Avançado e nos dias 3 e 4 do mês de agosto os servidores participarão do treinamento sobre o Basa Digital e o Aplicativo Terras do Banco da Amazônia.

PAE 4.0
O PAE é uma plataforma on-line desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). O serviço substitui processos físicos por eletrônicos e traz agilidade à administração pública em um ambiente digital integrado. O PAE 4.0 é uma versão mais moderna e de fácil utilização, possibilitando maior celeridade e transparência à administração pública. Alguns de seus mecanismos são a criação de templates (temas) de documentos (para qualquer espécie), exceto memorandos, de acordo com a necessidade de cada instituição; caixa de entrada unificada (como ações em lote em uma única área); anexação de documentos de uma única vez; configuração de organograma por órgão; desenvolvimento de gráficos de fluidez de trabalho, para acompanhamento das ações e tomada de decisão; notificações para os usuários e consultas indexadas (pesquisa dentro dos documentos).

Texto de Sarah Mendes /Ascom Emater