Mil pessoas devem passar pelo estande da Emater na Apipará, em Primavera, neste final de semana

20/05/2022 00h45 - Atualizada em 23/03/2024 22h48
Por

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) é parceira na realização da 18° Apipará, importante vitrine  sobre a cadeia produtiva do mel, que inicia nesta sexta-feira (20), Dia Mundial das Abelhas, e segue até domingo (22), em Primavera, no nordeste paraense. A expectativa é de que mil pessoas prestigiem o evento neste final de semana.

Durante a programação, a equipe da Emater estará em um estande onde serão apresentadas as ações de assistência técnica e extensão rural  executadas pelo escritório local no munícipio, e pelo Escritório  Regional de Capanema, o qual faz parte Primavera.

De acordo com o chefe local da Emater, o engenheiro florestal Alan Péricles, são atendidas, diretamente,  16 famílias que trabalham com a criação de abelhas, que fazem parte da  Associação do Bacabal, que desenvolve atividades relacionadas à produção de mel. Com o apoio da Emater, os apicultores estarão expondo e comercializando seus produtos no evento.

"O fortalecimento da cadeia produtiva é através de acesso ao crédito rural, na Linha B do Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar, por meio de projetos de financiamento elaborados pela equipe da Emater. E ainda a elaboração de Declarações de Aptidão ao Pronaf  e Cadastro Ambiental Rural, para que todos os associados  tenham acesso à políticas públicas", explicou.

No primeiro quadrimestre de 2022, já foram viabilizados recursos no montante de R$ 60 mil para investimento na cadeia do mel, em Primavera.

Na abertura do evento também será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre Emater e Prefeitura Municipal para reforçar o atendimento à 350 famílias agricultoras.

A Apipará é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca  (Sedap), Prefeitura de Primavera, Federação dos Criadores de Abelha do Pará,  Sistema OCB/PA, Federação da Agricultura do Estado do Pará, e Cooperativa dos Agricultores Familiares de Primavera.

Serviço: a décima oitava Apipará ocorre de sexta-feira (21) até domingo (22), na rua General Moura Carvalho, próximo a sede da Prefeitura Municipal, no bairro Centro, Primavera-PA. Capacitações e exposições fazem parte da programação

Texto: Paula Portilho

Fotos: Agência Pará