Novembro Azul na Emater reforça alimentação saudável e desenvolvimento da vida no campo

A campanha nacional de prevenção do câncer de próstata foi encerrada nesta quinta-feira (25), na Emater, com uma palestra online sobre alimentos e cuidados 

30/11/2021 10h08 - Atualizada em 23/03/2024 11h32
Por

Servidor da Emater assiste palestra sobre Novembro Azul.

Foto: Divulgação.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) encerrou a programação Novembro Azul, de conscientização e prevenção sobre o câncer de próstata, com uma palestra on-line na manhã desta quinta-feira (25). 

Organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento (Codes), a partir do Núcleo de Recursos Humanos (NRH), o evento foi realizado em uma plataforma aberta para servidores, agricultores e quaisquer cidadãos interessados. 

O palestrante convidado, o médico Elias Nascimento, explicou sobre os benefícios da alimentação natural, o que perpassa a atuação da Emater, de incentivo à produção agroecológica e orgânica: “Frutas, legumes e verduras atuam comprovadamente sobre um envelhecimento melhor e, em consequência, diminuem o risco de qualquer câncer”, pontua.

A vida no campo, em teoria com menos estresse, próxima à natureza, também está relacionada à qualidade diferenciada: “Quanto mais tranquilidade, menos pressão alta, menos barulheira, menos brigas, mais exercício físico. Tudo se integra e combate o câncer e outras doenças”, completa. 

O especialista ressaltou produtos típicos da atividade rural paraense e carros-chefe da agricultura familiar, tais quais o açaí, como poderosos para o vigor e a disposição. “Um copo de açaí por dia é um copo de saúde”, considera.

O geógrafo Jamerson Vianna, chefe do Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (NGDR/Labgeo), participou da conversa. “A promoção da saúde do trabalhador repercute muito bem na autoestima e nos cuidados. Em termos institucionais, acaba até reduzindo custos, porque, com mais informação e mais atenção, o trabalhador adoece menos e se afasta menos da atividade laboral”, reflete.

DIAGNÓSTICO

Um exame de rotina acusou aumento fora do normal na próstata do engenheiro agrônomo Marinaldo Gemaque, 66, chefe do escritório local da Emater em Breves, no Marajó: “E foi uma coisa assim, meio de repente: do último exame para aquele aumentou 60%, junto com pedras na bexiga”, conta.

Há três meses, foi preciso uma cirurgia conhecida como “adenotectomia da próstata”, seguida de biópsia, que descartou câncer. “Um susto, depois um alívio. Recomendo aos colegas que não deixem nunca de se monitorar”, alerta. O profissional já retomou as atividades.  

PANORAMA

O material “Emater no Novembro Azul - Cuidando da Saúde do Homem” está disponível para acesso no site (www.emater.pa.gov.br) e instagram da Emater (@emater-pará), por tempo ilimitado. 

A campanha também mobilizou durante o mês inteiro os 12 escritórios regionais e os 144 escritórios locais, em todo o Pará. 

*Texto de Aline Miranda (Ascom Emater)