Secretário Regional do Sudeste visita  Emater

11/04/2022 13h16 - Atualizada em 23/04/2024 22h13
Por

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), Rosival Possidônio recebeu nesta sexta-feira (8), no Escritório Central, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém,  o secretário regional de Governo do Sudeste do Pará, Wandenkolk Pasteur Gonçalves, que fez sua primeira visita oficial aos órgãos da administração estadual, visando alinhar ações em prol da produção rural sustentável do estado. No triênio 2019/2021, a Emater realizou 183.223 atendimentos, com a elaboração de 16.933 Cadastros Ambientais Rurais, emitiu 44.828 Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar, e elaborou 5.684 projetos de crédito rural que viabilizaram o montante de R$ 210.748.600,37 para o incentivo de diversas cadeias produtivas. 


“Minha principal missão é fazer a interlocução entre os órgãos e o governador, e eu fiz questão de começar pela Emater, que é minha casa, pois sou funcionário há mais de 40 anos com muito orgulho. Então, vim hoje para consolidar esse compromisso com a Emater que está entre as prioridades”, ressaltou o secretário regional.  


Wandenkolk Gonçalves presidiu a Emater de 1980 a 1983. Também foi foi deputado estadual por dois mandatos, e depois, foi deputado federal por dois mandatos.

“Minha Relação com o secretário é antiga, desde os tempos em que ele foi o presidente desta Casa. Se trata de uma pessoa que tem compromisso com a sociedade e que conhece a nossa instituição e que tem muito a somar conosco para o bom atendimento do nosso público-alvo, o agricultor familiar. Nós estamos trabalhando hoje com a reestruturação da Empresa e para isso temos contado com o apoio do governador”, enfatizou Possidônio. 

A Emater tem em curso o planejamento com obras em diversos prédios do órgão, nas 12 regionais de atuação, incluindo a construção da Unidade Didática de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, e ainda a entrega de 75 veículos e 21 barcos tipo voadeira para reforçar o trabalho de assistência técnica e extensão rural em todas as regiões do Pará. 


“No ato de entrega de mil CARs, em Altamira, Helder Barbalho afirmou que ‘sem o trabalho dos técnicos da Emater, essa entrega de benefícios aos produtores rurais não seria possível’. No momento, eu ressaltei que em mais de 40 anos na assistência técnica e extensão rural foi a primeira vez que vi um governador reconhecer e enaltecer o trabalho desta Empresa”, contou Wandekolk.   

A Emater avançou em 55, 89%, na emissão de Cadastro Ambiental Rural em todo o estado com relação ao ano de 2020. No ano passado, o órgão oficial de ATER do do governo estadual foi o responsável por 7.386 cadastros elaborados. O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais do país, visando a integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa. Em 2020, ano do início da pandemia da covid-19, causada pelo novo coronavírus, com todo o protocolo de prevenção, os técnicos da Emater emitiram 4.738 documentos. 


Texto: Paula Portilho

Fotos: Veloso Júnior