Seminário em Castanhal consagra aniversário de 60 anos da Emater

Em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém (RMB), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) comemora seu aniversário de 60 anos, nesta quarta-feira, 3 de dezembro, com a realização do "I Seminário Regional de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) Pública: Estratégias para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar". 

O evento compõe, também, a programação da Semana Paraense de Extensão Rural, que a Emater promove desde segunda-feira (1º) até sábado (6) em todas as subrregiões do Pará, também pelo Dia Nacional do Extensionista Rural, 6 de dezembro. 

No auditório central do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (IFPA), no bairro Cristo Redentor, mais de 200 pessoas - entre autoridades, especialistas, representantes de entidades parceiras e agricultores - debatem sobre temas como crédito rural, cadeia produtiva do açaí e mercados institucionais. Um dos destaques é a presença de indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária. 

“Estamos reunindo a extensão rural em um sentido geral, todos os públicos, para conversarmos sobre a ater pública na região de Castanhal, a cidade-modelo.  Estamos com nossos diversos parceiros - de ensino, pesquisa, políticas públicas, gestões de governo. O momento é de reflexão sobre a Emater nos seus 60 anos neste estado continental: onde estivemos, onde estamos e onde estaremos”, disse o presidente da Emater, Joniel Abreu, na cerimônia de abertura. 

Programação

Dentro da programação da Semana Paraense de Extensão Rural, o escritório regional da  Emater em Castanhal e seus respectivos escritórios locais estão promovendo, ainda, a entrega de 21 cadastros ambientais rurais (cars) e 82 cadastros nacionais da agricultura familiar (cafs) em Bujaru, Igarapé-Açu, Inhangapi, Santa Izabel do Pará e Vigia. 

03/12/2025 13h06 - Atualizada em 06/12/2025 20h18
Por Aline Miranda