Fotos: Jonathas Fernandes
09/10/2025 11h59 - Atualizada em 26/10/2025 12h38 Por Aline Miranda
Nesta quinta-feira (9), pela 22ª vez, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) reúne servidores e familiares no Círio de Nazaré extensionista, um percurso com oração, cânticos, corda e berlinda dentro do escritório central do Órgão, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB).
A procissão, em homenagem à oficial, a se realizar no domingo (12), no centro da capital, encerra o calendário interno de solenidades socioculturais e de sincretismo religioso em setembro e neste mês de outubro, no âmbito do Círio de Nazaré, considerada a mais importante tradição paraense, a maior festa religiosa do Brasil e uma das mais emblemáticas manifestações ritualísticas do mundo. O destaque da programação foi a visita da imagem peregrina, em 1º de setembro.
O secretário da Assessoria de Comunicação (Ascom), Rosivaldo Cota, emocionou-se ao participar da condução da berlinda.
“A emoção é tão grande que não existem nem palavras. Sinto uma gratidão muito grande à Nossa Senhora, porque sou muito devoto; a fé não tem explicação”, relata.
A corda de cerca de 60 metros estendeu-se pela caminhada de em torno 250m: da entrada principal do prédio até o auditório Alberto Bentes Guerreiro, onde se celebrou uma missa, pela paróquia Nossa Senhora do Amparo, do bairro Cidade Nova, em Ananindeua.